HotelariaRedes sociais são fontes gratuitas de publicidade

O impacto do mundo digital vem provocando aceleradas mudanças na indústria hoteleira. Diante desse cenário, a JDI (Joseph David International) divulgou estudo que elenca tendências que possivelmente estarão em prática no mercado já em 2019. Moderna tecnologia, foco em reservas diretas e mais apelo local nos empreendimentos estão entre elas. 

Como ponto de partida, a pesquisa identificou que os hoteleiros entendem cada vez mais a importância das mídias sociais. Com a difusão constante de conteúdo, o mercado compreendeu que os hóspedes podem ser excelentes promotores. Para isso ocorrer, é preciso investir em gastronomia, ter pratos elaborados e um design bacana nas dependências do hotel. Acredite, tudo isso gera fotos excelentes, comentários, compartilhamentos e, claro, muitos likes. Tem publicidade melhor?

Outra aposta do estudo da JDI é do aumento do número de reservas diretas. Embora muitos hotéis ainda tenham parcela significativa das vendas oriundas de OTAs, a pesquisa acredita que isso vai mudar. Como? Mais investimentos no site da propriedade, ofertas exclusivas para os cliente já fidelizados e melhores experiências nas compras via mobile são o caminho das pedras.

Hotelaria: mais trends

Outra tendência apontada pelo estudo é o crescimento de taxas extras nos hotéis. Segundo a JDI, esse tipo de cobrança gerou mais de US$ 3 bilhões nos Estados Unidos, no ano passado. O que seriam esses extras? Um fee único para um pacote com internet ilimitada, toalhas para a piscina e acesso à academia, por exemplo. Empreendimentos em Las Vegas já vem lucrando bastante com isso, aponta a pesquisa.

Outra aposta interessante em desenvolvimento envolve a área de A&B (Alimentos & Bebidas). Segundo a JDI, muitos hotéis já chegaram à dura conclusão que seu pequeno restaurante não consegue competir com a cena gastronômica local. O que muitas propriedades estão fazendo agora é abraçar o toque local, criando propostas mais casuais, que incorporam sabores típicos. Outras apostas são cervejas artesanais locais nos menus.

(*) Crédito da foto: Zach Meaney/Unsplash