Bom para o consumidor, que ganha opção, e também para o hotel, que tem a chance de reduzir custos. Repetindo prática comum no exterior, a Deville Hotéis lançou tarifa sem café da manhã. A alternativa, válida para hóspedes com reservas individuais, está sendo implementada no Deville Prime Cuiabá e Deville Prime Porto Alegre.

Segundo a rede paranaense, a nova tarifa (mais acessível) é interessante para quem não costuma aproveitar o café da manhã na totalidade. Mais ainda, diante dos novos protocolos de segurança, atende a quem ainda não se sente totalmente seguro para fazer a refeição no restaurante do hotel.

“É uma alternativa a mais para o cliente, que poderá escolher entre as opções do room service ou mesmo tomar o café da manhã fora do hotel, recebendo o benefício da tarifa reduzida”, explica Cicero Vilela, diretor de Marketing e Vendas da Deville. O executivo acrescenta que, em breve, a nova opção deverá ser implementada nas demais unidades da empresa, que já retomaram operações.

Deville e os custos

Embora o comunicado da rede paranaense destaque a alternativa dada ao consumidor, para os hotéis a medida também é interessante. Dependendo das vendas, já que os brasileiros gostam de café da manhã na tarifa, pode ser uma boa oportunidade para reduzir custos. Em um momento de baixa demanda e margens apertadas, portanto, talvez um caminho mais curto para o ponto de equilíbrio.

Vale destacar que tarifas sem café da manhã são muito comuns ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, todas as grandes redes internacionais ofertam-no como serviço adicional, à exceção da Choice Hotels. Com isso, torna-se fonte de receita extra para a área de A&B (Alimentos & Bebidas).

(*) Crédito das foto: Peter Kutuchian/Hotelier News