Prazer em servir e receber o cliente. Paixão pelo que faz. Converse com um hoteleiro e certamente você vai ouvir essas palavras se perguntar sobre o trabalho que abraçou. De fato, as duas frases resumem boa parte da essência do ofício, mas não é só isso. Há muito mais a dizer sobre essa ocupação milenar. No Dia do Hoteleiro, o Hotelier News ouviu profissionais da indústria para entender melhor o que significa a profissão.

Segundo dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho, existem cerca de 38 mil profissionais de hotelaria trabalhando diariamente (e arduamente) nos hotéis espalhados pelo país. Cada um deles certamente tem uma motivação pessoal ou interesses genuínos diferentes pela atividade.

Maria José, por exemplo, vê-se como parte de uma grande engrenagem que realiza sonhos. Moreira acha que a profissão significa criar valor, relacionamentos e amizades, enquanto Gillet acredita que tudo passa por saber ouvir. Já Daniela pensa que trabalho duro é fundamental, pois se “mata um leão por dia” dentro de um hotel.

Dia do Hoteleiro: depoimentos

Veja agora o que alguns dos profissionais ouvidos pelo Hotelier News pensam sobre a profissão. Ah, claro, parabéns pelo dia de hoje!

Dia do Hoteleiro - Antonio Dias

"Ser hoteleiro é ter paixão por servir. Tornar única a experiencia do cliente com atenção em cada detalhe. É a habilidade de se transformar continuamente, por meio da constante evolução das nossas estruturas e serviços, mas acima de tudo sempre surpreender o nosso cliente"Antonio Dias, diretor executivo do Grupo Royal Palm Plaza & Resorts

Dia do Hoteleiro - Roque de Azevedo

“Ser hoteleiro é amar o que faz. É se doar por completo a profissão sempre em busca de um único propósito: proporcionar aos clientes e hóspedes um excelente atendimento sem qualquer distinção”Roque de Azevedo, capitão porteiro do InterContinental São Paulo

Dia do Hoteleiro - Andrea Natal (Alle Vidal)

"Ser hoteleiro é ter o dom da hospitalidade, da arte de bem receber. Nossa maior preocupação é proporcionar felicidade e bem-estar para quem se hospeda concosco ou nos visita, fazendo com que se sinta em casa com o mesmo conforto. Estamos em uma busca constante pelo aprimoramento da qualidade do serviço oferecido a nossos clientes, a fim de superar suas expectativas. Quem nos visita deseja sair de nossos hotéis com uma experiência incrível e boas lembranças”Andrea Natal, gerente geral do Belmond Copacabana Palace

Dia do Hoteleiro - Daniela Pereira

"Ser hoteleiro é ter o dom de saber servir e encantar. É amar o que  faz e colocar este amor em absolutamente TUDO. É saber cuidar de pessoas e se deixar encantar por este universo de oportunidades que descobrimos todos os dias. É ser guerreiro, é matar um leão por dia e ainda assim ter a certeza de que você faria absolutamente tudo de novo quantas vezes fosse necessário. Ser hoteleiro é ser um pouco mais feliz que os outros"Daniela Pereira, gerente-geral do Staybridge Suites São Paulo

Dia do Hoteleiro - Erivan Dantas

"Ser hoteleiro é deixar de lado tudo na vida, às vezes até a família. A profissão te absorve como se fosse um sacerdócio… A arte de servir é como se fisessemos para nós mesmos"Erivan Dantas, gerente geral do San Raphael Hotel

Dia do Hoteleiro - Melissa Oliveira

"Ser hoteleiro é ter o dom de servir. É querer transformar cada momento em uma experiência única” Melissa Oliveira, diretora geral do Hotel Unique

Dia do Hoteleiro - Yann Gillet

"Ser hoteleiro é dedicar-se com paixão às necessidades dos clientes. Significa ouvi-los, compreendê-los e nos fazer disponíveis para servir e tornar o dia de cada hóspede ainda melhor"Yann Gillet, gerente-geral do Grand Hyatt São Paulo

Dia do Hoteleiro - Rosane Lucas

"Para mim, ser hoteleiro é a arte de servir com paixão"Rosane Lucas, reitora da Unicon (Universidade de Concierges)

Dia do Hoteleiro - Artur Maroja

"Ser hoteleiro é estar sempre disponível para servir. Pronto para diferentes demandas e apresentando soluções"Artur Maroja, presidente da ABIH-PE e diretor do Solar Porto de Galinhas

Dia do Hoteleiro - Maria José Dantas

"Há 30 anos trabalhando no setor hoteleiro, acumulei muitas experiências. Sou apaixonada por hotelaria e, entre tantas coisas extraordinárias que aprendi, levo comigo a importância de realizar sonhos. Um hotel nasce, cresce e se consolida no mercado graças ao comprometimento e à dedicação das equipes e à visão estratégica, focada, sublime e arrojada dos seus idealizadores e gestores. Tudo resulta no encantamento da parte mais importante do negócio: o hóspede. Os hoteleiros, concretizam o sonho do hóspede. E ele viabiliza outros tantos sonhos. A hotelaria é, portanto, uma grande fábrica de sonhos e todos os hoteleiros contribuem para a fábrica de sonhos existir"Maria José Dantas, presidente nacional da ABG (Associação Brasileira de Governança)

Dia do Hoteleiro - Netto Moreira

“Para mim, ser hoteleiro no segmento de luxo é antes de tudo ser um apaixonado pela beleza e buscar, incansavelmente, construir com a magia da excelência experiencias memoráveis. Além de inspirar, valorizar e respeitar pessoas, criando valor, relacionamentos e amizades"Netto Moreira, gerente geral do Sofitel Rio de Janeiro Ipanema

roberto bertino

"Ser hoteleiro é ter o privilégio de vivenciar diariamente a essência do servir" – Roberto Bertino, fundador e presidente da Nobile Hotéis

osmar vailatti

"Ser hoteleiro é exercer a arte do bem receber 24h por dia, nos 365 dias do ano. Ser hoteleiro é encantar e fazer as pessoas felizes" – Osmar Vailatti, presidente da ABIH-SC e proprietário da Pousada Pedra da Ilha

 

(*) Crédito da capa: Geralt/Pixabay

(*) Crédito da foto: Divulgação/Royal Palm

(**) Crédito da foto: Divulgação/IHG

(***) Crédito da foto: Alle Vidal/Copacabana Palace

(****) Crédito da foto: arquivo HN

(*****) Crédito da foto: Divulgação/San Raphael Hotel

(******) Crédito da foto: Divulgação/Unique Hotel

(*******) Crédito da foto: Divulgação/Hyatt São Paulo

(********) Crédito da foto: Divulgação/Universidade de Concierges

(*********) Crédito da foto:arquivo HN

(**********) Crédito da foto: arquivo HN

(**********) Crédito da foto: Divulgação/AccorHotels

(***********) Crédito da foto: arquivo HN

(************) Crédito da foto: arquivo HN