Tradicionalmente, o Dia dos Namorados é sinônimo de lucro e altas ocupações para a hotelaria. A data era aguardada com muita expectativa pelo setor, que ainda amarga baixos resultados oriundos da pandemia. E os casais apaixonados não economizaram nas comemorações, elevando os indicadores das principais redes do país.

Antes do dia 12 de junho chegar, as previsões já eram otimistas. Em levantamento realizado pela FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), 55% da hotelaria nacional previa entre 50% e 90% de ocupação para o último final de semana, dependendo da região.

Na capital fluminense, a Hotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro) divulgou na sexta-feira (11) uma taxa média de ocupação de 70% para o período entre 11 e 13 de junho. Para o pernoite, as projeções eram ainda maiores no sábado (12), chegando a 77%.

A reportagem do Hotelier News conversou com redes e empreendimentos para saber como a data impactou as receitas não só de hospedagem, mas também de A&B (Alimentos & Bebidas).

Dia dos Namorados: performance

ICH

Com as marcas Intercity Hotels e Yoo2, a ICH Administração de Hotéis alcançou 78% de ocupação e diária média de R$ 250. O destaque, de acordo com a companhia, foi São Paulo. Com o recorte da capital paulista, a diária média chegou a R$ 320 e a ocupação média foi de 90%. Os hotéis contabilizados foram:

  • Intercity Ibirapuera (95%)
  • Intercity Paulista (89%)
  • The Universe Paulista by Intercity (89%)
  • Adress Faria Lima Intercity (88%)

O resultado, segundo Marcelo Marinho, diretor executivo da ICH, tem relação com a antecipação da divulgação do pacote dedicado à data comemorativa em email marketing, mídias sociais e a base de clientes.

dia dos namorados - daniel bulgueroni

Bulgueroni: data teve melhores ocupações desde março

Atlantica Hotels

Os destaque para o período foram Radisson Vila Olímpia e Park Inn by Radisson Berrini. No primeiro, a ocupação para 12 de junho ficou em 67%. A diária média aumentou R$ 70 em relação a média mensal. Foram 120 apartamentos reservados e 26 pacotes de Dia dos Namorados comercializados.

Já no segundo hotel citado, a ocupação ficou em 74%. O pacote com decoração especial teve mais de 20 vendas e a diária média também aumentou em relação a média do mês em R$ 56.

“Ainda não chegamos nos mesmos patamares de resultados de 2019, mas de um modo geral, estamos conseguindo incrementar tanto a ocupação quanto a diária média nos últimos meses. E mesmo com a demanda corporativa parada, sentimos que o mercado está voltando a aquecer especialmente em finais de semana e datas comemorativas, e temos boas expectativas de crescimento da demanda com as novidades anunciadas no calendário de vacinação no estado de SP”, diz Rafaela Biondo, gerente de Vendas do Park Inn by Radisson Berrini.

Já Daniel Bulgueroni, diretor de Marketing e Vendas da Atlantica Hotels, afirma que o Dia dos Namorados foi um dos melhores dias de ocupação e receita para a rede desde março. O executivo diz que o volume de reservas foi 100% maior no período, igualmente ao melhor dia dos últimos três meses.

“Para impulsionar ainda mais esse resultado, lançamos uma ação promocional para fomentar as reservas pelo nosso site. Como se trata de uma data pontual, e com foco sempre também no resultado financeiro de nossos investidores, absorvemos essa demanda adicional sem incremento de custo para nossas operações, ajudando, assim, a melhorar o resultado de nossos empreendimentos com essa data em específico”, explica.

dia dos namorados - rio hotel by bourbon barra funda

Rio Hotel by Bourbon Barra Funda investiu na decoração

Bourbon Hotéis & Resorts

Segundo Annie Morrissey, diretora de Vendas e Marketing da Bourbon Hotéis & Resorts, a média de ocupação dos empreendimentos foi 58%, com a maior parte acima de 65%. Nas palavras da executiva, foi, de fato, a melhor ocupação da rede este ano.

O bom resultado foi conquistado sem reduzir o preço da diária e com destaque para o A&B. “Nós tivemos muitas vendas de room service e restaurante nas unidades”, complementa.

Transamérica Hotel Group

Em hotéis localizados na região da Berrini e Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, a rede conquistou aproximadamente 100% de ocupação em  todas as unidades no Dia dos Namorados. O número, de acordo com Heder Rossini, gerente geral do Transamérica Chácara Santo Antônio, é o maior visto pela THG há mais de um ano, ainda no início da pandemia.

(*) Crédito da capa: reprodução/Fecomércio

(**) Crédito das fotos: Divulgação