Os parques aquáticos são uma das atrações mais apreciadas pelas famílias do mundo todo. Poder brincar e passar o dia com os filhos ou mesmo a dois, fazem com que essas facilidades sejam visitadas por milhões de pessoas anualmente.

No Brasil, dois deles figuram na lista dos dez mais visitados no planeta em 2016. O relatório, que é elaborado pela TEA (Themed Entertainment Association), posiciona em décimo lugar o Hot Park, localizado dentro do Rio Quente Resorts, em Goiás, tendo recebido quase 1,4 milhões de pessoas no ano passado. O índice é 7,2% superior do que registrado em 2015.

Em quarta posição aparece o Thermas dos Laranjais, em Olímpia, no Interior de São Paulo. Com um crescimento de 11,2%, em relação a 2015, o parque viu passar em suas catracas quase dois milhões de visitantes.

O Beach Park, no Ceará, ficou na 18ª posição, com cerca de 1 milhão de visitantes e um crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior ao estudo.

No mundo, os três parques aquáticos do topo da lista são: Chimelong Water Park, em Guangzhou, China (2,5 milhões); Typhoon Lagoon Disney World (2,3 milhões) e Blizzard Beach World (2,1 milhões), ambos em Orlando (EUA). Desses, apenas o parque chinês teve um aumento de visitantes (7,9%); os do Disney World registraram um recuo médio de – 7,5%. Caso os índices se mantenham nestes patamares, daqui a dois anos o Thermas dos Laranjais poderá alcançar a segunda posição no mundo.

Já no ranking da América Latina, a situação fica assim: em primeiro, o Thermas dos Laranjais; em terceiro o Hot Park, seguido do Beach Park. Na oitava, nona e décima posições aparecem o Wet’n Wild São Paulo (486 mil); o Rio Water Planet (392), no Rio de Janeiro; e o Thermas Water Park (330 mil), em São Pedro, no Interior paulista. Vale ressaltar que dentre os últimos três, apenas o Thermas Water Park apontou um crescimento, chegando ao impressionante número de 29,4% de incremento de um ano para outro. Os outros dois registraram um recuo de dois pontos percentuais no período.

Aproveitando a onda, o Grupo Ferrasa inaugura oficialmente neste mês o Hot Beach, em Olímpia, com capacidade para receber cerca 500 mil visitantes por ano, a partir de 2018.

* Crédito da foto na capa: divulgação/Setur