O e-commerce no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, aumento de 4% em comparação a 2022, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional. Desde 2016, o volume quintuplicou. Neste cenário, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentraram 60% das transações, impactando no turismo e nas vendas de hospedagem. Em termos de produtos, smartphones lideraram as vendas, com R$ 10,3 bilhões, seguidos por livros (R$ 6,4 bilhões) e televisores (R$ 5,3 bilhões).

O levantamento aponta que o Sudeste dominou as vendas online, respondendo por 73,5% das operações. No perfil de compras, o estudo, publicado no InfoMoney, detalha variações regionais.  Os dados revelam que, em seguida, aparecem o Sul, 15,2% das vendas, Nordeste (7%), Centro-oeste (3%) e Norte (1,3%). O Sudeste também foi o destino de 55,6% das compras, com o Sul (16,8%), Nordeste (15,8%), Centro-oeste (8,3%) e Norte (3,3%). A maioria das transações ocorreu de forma interestadual (62%), enquanto 38% foram realizadas dentro do próprio estado.

Projeto de inclusão digital

Para promover o acesso ao e-commerce em regiões com baixa penetração, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) estão desenvolvendo o projeto E-commerce.BR, que será lançado até o final do ano. A iniciativa visa aumentar a adesão de pequenos negócios ao comércio eletrônico, com foco em soluções tecnológicas inovadoras que ampliem o desempenho financeiro das empresas.

Trazendo o recorte para os setores hoteleiro e de viagens, o cliente tem optado, cada vez mais, por soluções que tragam a praticidade e conveniência das transações financeiras mobile. Grandes redes e hotéis que trabalham com programas de fidelidade podem aproveitar tokenização, criando mais benefícios para os clientes.

(*) Crédito da foto: Pixabay