O ano de 2025 está próximo e a hotelaria já começa a planejar suas estratégias, com otimismo justificado, entre outros fatores, pelo aumento de feriados prolongados em relação a 2024. Dos 13 feriados nacionais, nove cairão em dias úteis, potencialmente criando oportunidades de receita. Dessa forma, é importante entender como o setor se organiza para captar essa demanda.

O Hotelier News conversou executivos da hotelaria brasileira para compreender o planejamento de vendas. Henrique Machado, gerente Corporativo Comercial da Swan Hotéis, explica que a rede reuniu a equipe para delinear seu plano. “Como atuamos no corporativo e no lazer, analisamos os feriados do próximo ano e identificamos boas oportunidades para impulsionar nossos números”, destaca.

Henrique Machado

Machado detalha estratégias da rede

“Embora o aumento de feriados seja um desafio para o setor corporativo, focamos no bleisure, promovendo bem os destinos onde estamos presentes. Já no lazer, o cenário é positivo, pois o cliente busca experiências – exatamente o que oferecemos”, completa o executivo.

Machado reforça a importância do trabalho integrado entre Comercial, Marketing e Distribuição para estruturar uma boa estratégia de captação de demanda em 2025. “No mês passado, os voos para Porto Alegre foram retomados, e 60% dos passageiros seguem para Gramado ou Canela, onde temos empreendimentos. Isso cria oportunidades. Também estamos diversificando os canais, mas com foco na venda direta. Desde antes da enchente, já registrávamos alta demanda. O corporativo era nosso ponto fraco, mas agora a situação está voltando ao normal”, conclui.

Traçando estratégias

A reportagem do Hotelier News também ouviu Marco Oliva e Janyck Daudet, diretor Comercial e CEO do Club Med para a América do Sul, respectivamene. Oliva ressalta que a melhor estratégia para 2025 é a antecipação. “Buscamos sempre trazer as oportunidades futuras com antecedência. Lançar campanhas e ações antes do tempo faz diferença”, diz.

“Além disso, todos os canais de distribuição do Club Med operam com a mesma tarifa, praticando os mesmos valores. Temos boa presença no mercado direto, mas o relacionamento com agências e o mercado traz resultados significativos, principalmente para destinos internacionais. Essas parcerias são essenciais”, acrescenta o diretor.

O executivo afirma que a companhia respeita a legislação do consumidor e os direitos dos viajantes, evitando o uso de tarifas não reembolsáveis como padrão.

Feriados - Janyck_Daudet

Daudet reforça papel do bom relacionamento com parceiros

“Temos outras estratégias, como uma boa estrutura para clientes bleisure, com centro de convenções e Wi-Fi em todas as instalações. Nosso produto é ideal para esse público, oferecendo serviços adequados, atendimento excelente e preços justos. Priorizamos esses diferenciais em nossa comunicação”, explica Oliva.

“Construímos um relacionamento sólido com nossos parceiros, especialmente com as agências, e cada estratégia comercial é cuidadosamente pensada para abranger todos os canais de vendas. Nossa prioridade é sempre o cliente, oferecendo condições competitivas e comunicações claras e assertivas. Acima de tudo, focamos em prestar um atendimento de excelência, alinhado ao nosso conceito premium all inclusive, garantindo uma experiência excepcional para todos os nossos hóspedes”, diz Daudet, complementando o raciocínio do colega.

Como se planejar?

Camila Ferrol

“Planejar é crucial”, diz Camila

Camila Ferrol, diretora de Vendas do Courtyard & Residence Inn by Marriott, explica que, nos empreendimentos cariocas, o foco está em monitorar feriados prolongados para identificar oportunidades. “Consideramos não só feriados nacionais, mas também de outros países, pois o Rio recebe muitos turistas internacionais. Trabalhamos promovendo nossos atrativos e diferenciais”, aponta.

Com relação aos feriados nacionais, a estratégia é divulgar promoções antecipadamente, além de focar nos principais mercados emissores. “Analisar se o calendário de eventos coincide com algum feriado aumenta as oportunidades para os hotéis. Estamos diversificando os canais para ampliar nossa comunicação”, acrescenta.

No bleisure, Camila menciona que o hotel busca oferecer condições para o cliente estender a estada com os mesmos benefícios do lazer. “Essa combinação é uma ótima estratégia para elevar indicadores e, consequentemente, a receita”, afirma.

Por fim, a executiva reforça que a imposição de um número mínimo de noites e tarifas não reembolsáveis são estratégias úteis, mas que exigem cautela. “Essas tarifas podem ser ideais para um hotel, mas nem sempre para o mercado como um todo, o que pode afastar a demanda. É importante avaliar a concorrência para obter um direcionamento”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação