Ainda que gradativa, a retomada do turismo já é realidade. De acordo com dados divulgados pelo MTur (Ministério do Turismo), o setor registrou quinta alta consecutiva em setembro. Um levantamento desenvolvido pela Elo, bandeira de cartões de crédito e débito, reforça a afirmação. De acordo com a pesquisa, a hotelaria e aluguel de carros lideram o crescimento de faturamento do mercado em outubro.

O objetivo do estudo é analisar e acompanhar o volume de transações do setor diante dos impactos causados pela pandemia. Os resultados quantificam alterações nos padrões de gastos com cartões de crédito e débito no turismo, a partir do dia 9 de março de 2020. A pesquisa compara cada dia da semana com a média, para o mesmo dia da semana, no período pré-pandemia, entre 5 de janeiro e 22 de fevereiro deste ano. Os dados foram coletados na base de clientes Elo em todo o país.

elo - pesquisa - gráfico 1

Elo: resultados da pesquisa

O resultado positivo de outubro foi puxado por locação de veículos, com aumento de 5% de faturamento frente ao período pré-pandemia e hospedagem, com retração de apenas -4%, bem à frente de agências de viagens (-38%) e companhias aéreas (-42%). No mesmo período, os gastos com cartão de débito e crédito cresceram 9% e 8%, respectivamente, em comparação ao mês anterior, com crescimento em todos os subsetores, resultado que confirma a contínua retomada de mercado.

No mês passado, compras no débito apresentaram leve alta em todos os subsetores, com exceção da locação de veículos. Hotéis tiveram alta de 2%. Já no crédito, os aluguéis de automóveis passaram a apresentar crescimento positivo pela primeira vez desde o início da crise, com acréscimo de 3%. Na mesma categoria de pagamento, a hotelaria aparece com -15%.

Muito utilizado nos últimos meses devido á pandemia, o e-commerce apresentou elevação de 5% em outubro frente a setembro. Os destaques positivos, com maior crescimento, são aluguéis de veículos (-10%) de agências de viagens (-32%).

elo - pesquisa - gráfico 2

Para conferir o estudo da íntegra acesse o link.

(*) Crédito da capa: possessedphotography/Unsplash

(**) Crédito dos gráficos: Divulgação/Elo