fungetur - numero de repassesMais de 50% dos contratos têm foco em capital de giro

Nos primeiros sete meses, 2020 bateu recordes de contratos firmados do Fungetur (Fundo Geral do Turismo). Entre janeiro e julho, o aumento foi de mais de 400% em relação a todo o ano de 2019 e de 2.610% frente ao total de 2018. Até o momento, o MTur (Ministério do Turismo), responsável pelo repasse, já liberou R$ 1,4 bilhão, com 1.301 contratações, sendo 97% delas de micro e pequenas empresas.

Em maio, a MP 963 proposta pela pasta destinou R$ 5 bilhões para auxiliar a sobrevivência do setor, um dos mais afetados pela pandemia, sendo esta a maior operação de crédito da história do turismo brasileiro. Dos 1.301 contratos, 851 foram para capital de giro, 428 para aquisição de bens, 13 para obras e nove para bens/capital de giro ou bens/obra.

“Mais de 50% dos contratos firmados até o momento tiveram como foco o capital de giro das empresas, o que mostra que o Fungetur está sendo vital para assegurar a continuidade de empreendimentos turísticos em todo o país, evitando o desmonte do setor e o fechamento de postos de trabalho em todo o país. Trata-se de uma política extremamente bem-sucedida do governo federal”, avaliou Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo.

Fungetur: acesso ao crédito

Podem solicitar o crédito empresas das seguintes áreas: acampamento turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadora turística, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadora de veiculos, organizadores de eventos, prestador de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestador especializado em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares.

Com o intuito de dar mais agilidade e acesso ao crédito, o Congresso Nacional aprovou soluções de garantias por meio da conversão em lei das Medidas Provisórias nº 944, que permite que empreendedores do Turismo façam a adesão ao Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), ligado ao FGO (Fundo de Garantia de Operações do Banco do Brasil) e a MP 975 que institui o PEAC (Programa Emergencial de Acesso a Crédito), ligado ao FGI (Fundo Garantidor para Investimentos). Permitindo que empreendedores de praticamente todos os portes possam pleitear o crédito.

“Desde o início da pandemia, o Ministério do Turismo tem trabalhado com o objetivo de assegurar o acesso ao crédito para o setor e esses resultados preliminares comprovam que estamos no caminho certo. A aprovação da MP 944 contribuirá significativamente para dar agilidade a esse processo”, concluiu Lucas Fiuza, secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur.

(*) Crédito da foto: Rauten-Kauf/Pixabay