Roberto Rotter presidiu o Fohb por cinco anos
(fotos: Filip Calixto)

Numa cerimônia repleta de lembranças e homenagens aos gestores que construíram uma história de 13 anos, o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) passou a ser presidido hoje (23) por Manuel Gama. O presidente da rede Travel Inn assume o comando da organização pelos próximos três anos, sucedendo Roberto Rotter, que esteve no cargo pelas últimas cinco temporadas.

O evento aconteceu no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e reuniu executivos das 26 cadeias hoteleiras afiliadas, além de nomes ligados à construção e manutenção da instituição.

Em tom de agradecimento, Rotter frisou a evolução da entidade nos últimos anos e avaliou como momento de amadurecimento os anos de sua gestão. "Não há dúvidas que hoje somos uma instituição mais madura e em movimento de internacionalização", comentou o ex-presidente, que agora assume a função de presidente do Conselho Consultivo.

Responsável pelos caminhos da organização daqui para frente, Gama dimensionou o tamanho do desafio que terá e adiantou os três pilares que devem sustentar sua administração: competitividade, estudo de tendências e desenvolvimento de talentos. "Temos a seguir anos de desafios e oportunidades, apesar do momento conturbado que o País está vivendo", diz.

Manuel Gama assume pelas próximas três temporadas

Segundo o novo presidente, nos próximos cinco anos, o número de meios de hospedagem vinculados ao Fohb deve crescer de 600 para 1038, e os empregos gerados por esses hotéis irá saltar dos 177 mil atuais para 279 mil. "Temos a estimativa de obter crescimento médio anual de 70% nos próximos anos. Somos um setor que investe nesse País e temos associados que acreditam no Brasil", diz.

Personagens
Segundo executivo a presidir a organização, Rafael Guaspari, da Atlantica Hotels, também teve espaço para um discurso dentro da solenidade apresentada por Flávia Matos, atual diretora executiva. Em sua fala, Guaspari homenageou Roland de Bonadona, da Accor, classificando-o como inspiração para os profissionais que atuam no nicho.

De acordo com o ex-presidente, Bonadona foi exemplo de envolvimento com as causas do segmento e modelo de comprometimento também com o Fohb. "Descobri agora que ele até desenhou o logotipo que usamos até hoje", revela. "Tivemos a honra de poder conviver com este profissional que está prestes a se aposentar. Mas tenho certeza que essa nova geração nos substituirá muito bem e terá realizaçõe maiores ainda que as nossas", completa.

Formação da nova diretoria
Com a mudança na presidência as diretorias também são alteradas e alguns nomes substituídos. Confira abaixo a configuração da cúpula do Fohb para os próximos anos:

Parte diretiva
Presidente: Manuel Gama (Travel Inn)
Vice-presidente de Desenvolvimento de Talentos: Eduardo Campos (Slaviero)
Vice-presidente de Desenvolvimento Setorial: Rafael Guaspari (Atlantica Hotels)
Vice-presidente de Estudos & Tendências: Patrick Mendes (Accor)
Vice-presidente de Marketing e Distribuição: César Nunes (Royal Palm)

Conselho Consultivo
Presidente: Roberto Rotter (Rede Plaza)
Vice-presidente: Roland de Bonadona (Accor)

Conselheiros
Alexandre Gehlen (Intercity)
Guilherme Paulus (GJP)
Jayme Canet Neto (Deville)
Reginaldo Olivi (BHG)

Serviço
www.fohb.com.br