movimentação de feriado - mturCerca de 1,85 milhão de viagens devem acontecer no feriado

O impacto econômico do feriado prolongado da Proclamação da República (15/11) no setor de viagens e turismo no Brasil será de aproximadamente R$ 3,8 bilhões. A projeção é do MTur (Ministério do Turismo), que considera o índice positivo. De acordo com o ministério, serão realizadas 1,85 milhão de viagens pelos destinos brasileiros num período de quatro dias.

Vinicius Lummertz, ministro do Turismo, observa que o setor impacto das viagens é grande pela amplitude de mercado que tem. Segundo ele, o turismo movimenta pelo menos 52 atividades econômicas. Essas formam a base do mercado de viagens e distribuem desenvolvimento por todos os estados brasileiros. 

"Os números mostram o que o turismo pode fazer pelo Brasil em termos de geração de divisas, emprego e renda. O turismo não é efeito, ele é causa do desenvolvimento: mobiliza investimentos, inclui, cria oportunidades e gera um ciclo positivo para a economia nacional", ressalta.

Os dados divulgados pelo MTur integram previsão feita pela pasta em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Os sete feriadões deste ano vão gerar um total de 13,9 milhões de viagens no país e um impacto de R$ 28,8 bilhões na economia nacional. O cálculo não inclui a Semana Santa e nem o Carnaval, por já serem prolongados normalmente.

Mais feriado

Além do feriadão da República, a próxima terça-feira (20/11) marca o Dia da Consciência Negra, período extra de descanso emendado em mais de mil cidades de 15 estados. Esse período também deve ter forte impacto na economia, já que destinos popularmente emissores como São Paulo e Rio de Janeiro adotaram a data.

(*) Crédito da foto: Rawpixel/Pixabay