liveTransmissão foi realizada no canal do Hotelier News no Youtube

A hotelaria segue em sua maioria com as atividades paralisadas devido à pandemia de Covid-19. Vislumbrando a retomada no segundo semestre, os profissionais do setor passam a analisar estratégias de distribuição e custos de canais de vendas em momentos de crise. Em live transmitida há pouco, o Hotelier News e Grupo R1 promoveram um debate com especialistas sobre como alavancar as reservas e o papel da tecnologia em tempos sombrios.

A frente do bate-papo estavam Peter Kutuchian (Hotelier News) e Raffaele Cecere (R1) com co-moderação de Vinicius Medeiros (Hotelier News). Entre os debatedores participaram Artur Maroja (ABIH-PE); César Nunes (Átrio Hotéis); Marcos Fernando Gay (B2B Reservas) e Paulo Salvador (Inn&Out Performance).

Maroja falou sobre o trabalho que a cadeia independente pode exercer para equilibrar os custos despejados em canais de distribuição sem prejudicar o fluxo de caixa dos empreendimentos, já muito comprometidos diante do cenário atual. “A análise tem que ser criteriosa no sentido de que cada realidade é individual. Precisamos dar um passo para trás e enxergar de maneira rigorosa para garantir a sobrevivência das empresas e empregos. A hotelaria tem que ser analisada em todos os aspectos, não só a operação, mas a questão dos custos de distribuição”, afirma. “É importante que o hoteleiro entenda que esta avaliação precisa ser feita na maior quantidade possível de canais de de venda, fazer uma análise de qual o menor custo de operação para efetivar uma reserva. Pagar um terço da receita bruta para fechar uma venda é incompatível com a atual realidade”, complementa.

Falando de hotelaria na prática, Salvador abordou medidas que os empreendimentos precisam adotar no dia a dia. “O primeiro passo é analisar todo o arsenal de informações que temos, balancear as proporções de cancelamentos e reservas para chegar a decisão de quando reabrir o mercado e decidir tarifas. Não digo que seja uma questão de guerra de preços, mas de formação tarifária. Quando a demanda é zero a única lógica é trabalhar os valores do passado comparado com o cenário atual”.

Live: papel da tecnologia

É quase impossível falar de distribuição sem falar em tecnologia, visto que a maioria das vendas são feitas em plataformas digitais. Para o diretor de Marketing e Vendas da Átrio Hotéis, é preciso diversificar os segmentos. “Principalmente agora, que estamos com muitos hotéis fechados, é preciso estudar a base de clientes, entender a segmentação, pois na retomada cada um vai reagir de um jeito. As operadoras são parceiras importantes e é preciso alinhar o que pode ser desenvolvido para oportunidades conjuntas”.

Já o CEO da B2B Reservas acredita que a pandemia vai mudar os processos de distribuição hoteleira e rever sistemas. “A tecnologia vai nos ajudar a reescrever a distribuição. Percebemos que a hotelaria tem uma pilha de sistemas a serem administrados e isso será enxugado. Um dado relevante é que 40% das reservas ainda são offline. Os hotéis precisam estar em vários canais de vendas para entender qual a tarifa certa no canal certo e qual o segmento”.

A próxima live do Hotelier News será na quarta-feira (29), desta vez às 16h, com transmissão no Youtube. O tema abordado será Governança e Modelos de Negócios.

Para assistir o debate de hoje completo acesse o link.

(*) Crédito das fotos: reprodução da internet