liveTransmissão foi feita de forma híbrida com tecnologia da R1

Nesta tarde (15), o Hotelier News promoveu sua terceira live em parceria com o Grupo R1. Após abordar temas como guerra tarifária e o impacto do coronavírus no setor hoteleiro sob a visão de CEOs, a transmissão de hoje falou sobre um dos assuntos mais polêmicos do momento: gestão de pessoas.

Transmitida pelo canal do Youtube, Peter Kutuchian (Hotelier News) e Raffaele Cecere (Grupo R1) mediaram o bate-papo do WTC Events Center. Utilizando a tecnologia de eventos híbridos oferecida pela empresa de audiovisual, Cristina Mantovani, gerente de RH do Sheraton WTC participou de forma remota, mas com sua imagem projetada no ambiente.

O time de debatedores contou com nomes como Angela Landmann (Royal Palm);Marcia Cristina Silva (Umani Soluções em Gestão de Pessoas); Marcio Moares (QI Profissional); Paulo Mélega (Átrio Hotel Management) e Vinicius Medeiros (Hotelier News).

Entre os principais temas discutidos, a capacitação das equipes para a retomada e os cuidados redobrados com a higiene dos hotéis foi um dos mais relevantes. Segundo Mélega, os colaboradores precisam estar preparados para se adaptar. “A retomada de confiança será importante para o colaborador e para o viajante. Quando você está vinculado à marcas internacionais com padrões rígidos isso facilita. As pessoas precisam acreditar e as empresas precisam capacitar”.

Para o Royal Palm, que possui um hotel operando, o isolamento vem funcionando como um treinamento para a retomada. “Estamos operando com uma tripulação, pois não podemos deixar nossos clientes na mão. Acabou sendo um piloto de certa forma, pois tivemos que treinar nossa equipe e implementar procedimentos diferentes para atender, mesmo que com uma ocupação menor. Teremos que ter cuidado com todos os departamentos”.

Marcia Cristina ainda reforça que, as áreas de governança e A&B (Alimentos&Bebidas) serão as mais afetadas neste aspecto. “A&B terá novas metodologias e a governança precisará de aquisições de novos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Já vejo associações se mobilizando, dando treinamentos e gestores preocupados com isso”. 

Live: contratações e lideranças

Mesmo que num futuro ainda incerto, os participantes falaram sobre os critérios de contratação quando o mercado normalizar. Moraes afirma que, com o desemprego em massa, os profissionais precisarão se destacar. “Profissionais singulares conseguirão, pois a concorrência será grande. É importante usar este momento para buscar capacitação, seja profissional ou em interesses pessoais”.

A gerente de RH do WTC reforça que as demissões foram necessárias, mas que o empreendimento pretende recontratar os colaboradores afastados. “No momento propício retomaremos o contato para o retorno se assim eles desejarem. Nossa conversa tem sido clara e acredito que isso só vai acontecer em setembro”.

Com tantas mudanças, as lideranças também precisarão se adaptar e vem passando por grandes e positivas transformações. “As lideranças vivem um momento interessante. Antes, estavam sempre puxadas pelo volume de trabalho, custos, processos. Agora, estão podendo viver a gestão de pessoas. Vejo líderes se mostrarem ainda mais líderes, se comunicando, usando canais para deixar o colaborador informado, se sentindo parte. Estamos despertando nosso lado mais humano, acredito que teremos líderes melhores depois disso”, prevê Angela.

Para assistir a live na íntegra acesse o link (a transmissão começa às 1:36:40).

(*) Crédito das fotos: reprodução da internet