Buenos Aires (foto: arquivo HN) 
Buenos Aires
(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Nos últimos quatro anos em que há dados consolidados sobre a entrada de visitantes estrangeiros no Brasil, o fluxo de turistas sul-americanos apresentou um acréscimo significativo. Em 2009, cerca de 2 milhões desses viajantes vieram ao Brasil, enquanto em 2013, esse número saltou para 2,936 milhões, conforme dados do Ministério do Turismo.

O ingresso geral de estrangeiros no Brasil cresceu 12% no quadriênio 2003-2013. Já o número de visitantes sul-americanos teve aumento de 40%: um resultado três vezes acima da média. Com esse crescimento, o volume de turistas deste continente passou a representar mais da metade dos estrangeiros que visitam o País.

"Em regra, o turismo transfronteiriço é intrarregional. Um estudo da OMT (Organização Mundial do Turismo) aponta que 80% das pessoas que viajam a outro país procuram destinos em sua própria região", lembra Vicente Neto, presidente da Embratur. "Até pouco tempo, o Brasil representava um ponto fora da curva desse gráfico mundial".

O presidente da Embratur avalia que o resultado dos últimos anos começa a reposicionar o Brasil no mercado mundial de turismo. Com o aumento da captação de visitantes sul-americanos, o Brasil passa a um novo patamar do número de turistas.
 
"Sem demérito a outros polos emissores de turistas ao Brasil, decidimos centrar nossos esforços nos países que têm maior potencial imediato de crescimento do fluxo pela maior proximidade", afirma Neto.
 
Para 2015, a Embratur planeja uma nova ação para a América do Sul. É a versão para as Olimpíadas do Goal to Brasil. O projeto, realizado nos principais mercados emissores de visitantes ao Brasil, vai ser retomado este ano, voltado para os Jogos Olímpicos e com grande participação dos países sul-americanos.

Serviço
www.embratur.gov.br