Em evento realizado ontem (13) em São Paulo, Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), sublinhou a relevância do estado para o desenvolvimento do setor de turismo no país. “É preciso reconhecer a importância do papel de São Paulo para o desenvolvimento do turismo”, afirmou, explicando que o principal objetivo da entidade é “fazer o setor gerar emprego e renda e levá-lo a assumir seu papel político”.

Ele também reforçou a necessidade de colaboração com o trade turístico, convidando todos a unirem forças. “Podemos pensar e fazer juntos”, sugeriu. Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, , apresentou dados importantes sobre o crescimento do turismo internacional no Brasil. Entre janeiro e junho de 2024, o país recebeu 3,5 milhões de turistas estrangeiros, representando aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. “De forma geral, o market share do Brasil é baixo, excetuando-se alguns países, caso do Paraguai, que representa 27% do turismo internacional no País”, pontuou.

Além disso, Reis comentou sobre o desenvolvimento do plano de marketing internacional da Embratur, com previsão de conclusão até junho de 2024. Ele destacou ainda a colaboração com o Visite São Paulo para atrair eventos ao estado e a existência de 18 ferramentas de promoção, incluindo quatro campanhas publicitárias voltadas tanto ao consumidor final quanto ao público B2B (business to business).

Impacto dos eventos no turismo

Fabio Montanheiro, gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, trouxe previsões para o aumento da entrada de turistas internacionais no Brasil, estimando crescimento de 11,8% até o final do ano. Além disso, o executivo compartilhou um estudo que aponta que os eventos aumentam em quase 40% o número de desembarques de turistas, tanto nacionais, quanto internacionais, durante a semana de sua realização. Montanheiro também apresentou as novidades do site da Embratur, como o painel de chegada de turistas com dados sobre origem e portão de entrada, um estudo de imagem e reputação do Brasil feito com cerca de 3 mil turistas internacionais, e painéis sobre receitas turísticas e a malha aérea internacional em parceria com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

No evento, Toni Sando, presidente da Fundação 25 de Janeiro, apresentou a nova marca da entidade, que unifica o SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) e o Visite São Paulo. A fusão tem como objetivo integrar as frentes B2B e B2C e reforçar a atuação da fundação em diversas áreas do turismo e eventos. “Suas atuações sempre foram muito bem delimitadas e elas se complementavam. Entretanto, as novas tendências de mercado e do próprio trabalho de uma entidade de destino mostram suas atividades cada vez mais integradas”, explicou.

Sando também trouxe informações sobre a campanha Stopover SP/Topo Ver SP, uma parceria entre o SPCVB e a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), com apoio da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) e das companhias aéreas Azul, Gol e Latam. A campanha oferece aos passageiros em conexão em São Paulo a oportunidade de explorar a cidade e o interior por até três dias, sem cobrança de taxas extras, promovendo a região como um destino estratégico para turistas em trânsito.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Embratur