No trimestre que abrange agosto e outubro de 2020, os empregos no turismo registraram estabilidade, interrompendo um ciclo de quedas consecutivas. De acordo com o MTur (Ministério do Turismo), os segmentos de Alojamento e Alimentação apresentaram variação de 4% na comparação trimestral. Em linhas gerais, a oscilação não é significativa, mas representa constância nos grupos de atividades.

“O setor de turismo foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. Mas, aos poucos, já estamos vivenciando a retomada das atividades, de forma segura e responsável, em todo o país. A interrupção das taxas negativas de ocupação no setor sinaliza, para os próximos meses, uma perspectiva positiva em todo o país”, avalia Gilson Machado, ministro do Turismo.

Os dois segmentos registraram um total de quase 4 milhões de trabalhadores no país no trimestre agosto-outubro. Os dados, divulgados na última semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), integram a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

A pesquisa visita, a cada trimestre, cerca de 210 mil domicílios distribuídos por 3.500 municípios em todos os estados do país para acompanhar flutuações trimestrais e a evolução da força de trabalho em curto, médio e longo prazos, além de outras informações necessárias ao estudo do desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Empregos no turismo: alta nas atividades

Em novembro, o MTur divulgou a quinta alta consecutiva no crescimento das atividades do setor, impulsionados pelo Transporte Aéreo (19,2%), Alojamento e Alimentação (9,1%). Os dados foram divulgados pelo IBGE, com variação positiva de 11,5% de agosto para setembro de 2020. Na performance estadual, a Bahia teve a maior recuperação, com elevação de 33,7%.

(*) Crédito da foto: Marco Ankosqui/MTur