De Florianópolis, Santa Catarina*

encatho-osmar vailattiVailatti: Encatho mostra a força e união do trade

Osmar Vailatti, presidente da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina), ao lado de Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo; Manoel Linhares, presidente da ABIH-Nacional; Gilson Machado Neto, presidente da Embratur; Daniela Reinehr, vice-governadora de Santa Catarina; Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis; entre outros líderes e autoridades, deram início à 32ª edição da Encatho, na noite de hoje (13), no CentroSul, na capital catarinense. Este ano, o evento traz o tema “Soluções e Inovações na Hotelaria” e reúne fornecedores da hotelaria, além de profissionais do setor.

A abertura durou mais de duas horas e teve um público de aproximadamente 500 pessoas

O encontro promoverá mais de 50 palestras, simpósios, reuniões e ações internas relevantes ao mercado hoteleiro e turístico, abordando assuntos como soluções de vendas e modernização. O evento tem como objetivo conectar os setores público e privado, gerando espaço para debates e soluções. "A Encatho terá mais de 27 temas que serão apresentados por especialistas, 50 empresas expositoras e 21 eventos paralelos mostrando a força e união", inicia o presidente da ABIH-SC. 

Em seguida, o presidente da ABIH Nacional, que lançou sua candidatura à reeleição, ressaltou a importância do sociativismo do trade turístico e as conquistas dos últimos meses no setor de turismo, como a abertura ao capital estrangeiro no setor aéreo, além da isenção de vistos para Canadá, Estados Uunidos, Austrália e Japão. "Compartilhamos os mesmos princípios e seguimos aceitando os desafios. É com a união e integração do setor que chegamos a estas conquistas", disse.

Neto apresentou dados do segmento turístico após a apresentação do programa Investe Turismo, do Mtur (Ministério do Turismo). "Estamos trabalhando com austeridade. Acredito no potencial do turismo como motor para a recuperação econômica do país. Precisamos transformar o nosso potencial em números, com ideias, tecnologia e o que mais esteja ao nosso alcance", afirma. "Queremos fazer da Embratur uma agência de divulgação do Brasil para a iniciativa privada, desenvolvedo projetos juntos", complementa.

O ministro do Turismo assinou o repasse de R$ 15,6 milhões dos caixas do governo federal ao estado de Santa Catarina durante a solenidade. "Este é um importante evento para o segmento empresarial. O Brasil tem reagido rapidamente às mudanças econômicas. Vamos aos poucos deixando um cenário onde a burocracia e as regulamentações  dos investidores avancem. O turismo pode e deve ser a mola propulsora para o país", declara.

encatho- marcelo alvaro antonioMinistro falou sobre os avanços do turismo nos primeiros meses do governo

Encatho: Exprotel

Em paralelo, a Exprotel  serve de vitrine para fornecedores exibirem seus produtos e serviços. São mais de 100 marcas lançando tendências a apresentando novidades do setor, divididas em segmentos como: softwares de gestão; amenities; higiene; colchões; cama, mesa e banho; gestão e proteção de acervos ; seguros; enxoval; solução em Wi-fi; lazer; arquitetura; móveis; pisos e tapetes; tecnologias de marketing hoteleiro; produtos de limpeza e lavanderia; fechaduras e cofres; solução para tratamento de efluentes líquidos e gasosos; locação de eletrônicos e muito mais.

Após a abertura da Encatho 2019 houve um coquetel na área da Exprotel

Nomes como Desbravador; Silbeck; Realgems; Onix; Teletronic; Energia Corretora de Seguros; Altenburg; H-System; WEBSPOT; MM Arquitetura; Ecoflex; Teka; Tomberlin; Lexsis sistemas; Kapazi; AskSuite; Pró Decore; Colau Quimica; Dormakaba; Wier; Harus; Lufamar, Rent TV entre outras estarão com estandes durante os dois dias da feira que também foi aberta oficialmente há pouco e segue até o dia 15.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Florianópolis a convite da Encatho

(**) Crédito das fotos: Nayara Matteis e Peter Kutuchian / Hotelier News