Durante a programação do Encatho & Exprotel, realizada em Florianópolis, a APP Sistemas falou de um tema que vem ganhando cada vez mais espaço na hotelaria: a robotização, executada por diversas ferramentas de Inteligência Artificial, com o intuito de otimizar processos e aumentar a eficiência dos empreendimentos.

“Temos falado muito do quanto a robotização e automação das rotinas administrativas e financeiras vão trazer de economia de tempo para o hoteleiro. Muitas funcionalidades, feitas de forma manual e repetitiva, podem ser eliminadas a partir da adoção dessas tecnologias nas operações hoteleiras”, disse Cláudio Azevedo, CEO da APP Sistemas, em entrevista ao Hotelier News.

App Sistemas - Cláudio_Azevedo

“É a nova realidade do setor”, disse executivo

“Fizemos um estudo com nossa base de clientes e chegamos à conclusão de que mais de 220 horas de trabalho repetitivo poderiam ser poupadas, caso a robotização seja adotada de forma correta e assertiva”, complementou o executivo.

De acordo com Azevedo, o papel da empresa, neste cenário, é trabalhar para que essas ferramentas de automação se integrem ao PMS da companhia, permitindo visualizar toda a operação sob um único ecossistema.

Soluções tecnológicas

Segundo o CEO da companhia, que participará do próximo Hotel Trends on the Road, iniciativa do Hotelier News para discutir tendências de tecnologia e inovação no setor hoteleiro, a adoção da robotização e outras tecnologias é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força e se tornando uma realidade. “Estamos trabalhando bastante com a IA (Inteligência Artificial), entendo o que podemos trazer de novidade para nossas soluções”, destacou Azevedo.

“Neste ano, faremos o lançamento de recursos que usam a Inteligência Artificial para potencializar a estratégia na tomada de decisões gerenciais”, finalizou o executivo, que havia falado sobre o tema em uma palestra apresentada momentos durante a programação do encontro realizado na capital catarinense.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News