Focar no trabalho ou dar atenção aos filhos? O dilema se tornou rotina nos últimos meses para pais que adotaram o home office. Com o distanciamento social devido à pandemia, adultos e crianças passaram a conviver intensamente 24 horas por dia. A reabertura da hotelaria, contudo, trouxe um respiro e muitas famílias procuraram hotéis para aliviar a tensão aos finais de semana. Agora, com novos protocolos de segurança fica a dúvida: nessas condições, entretenimento e experiências podem andar juntos?

Bem, fato é que espaços de lazer e equipes de recreação infantil tiveram que reinventar suas programações. Atividades ao ar livre e individuais tomaram lugar de esportes coletivos visando seguir medidas de distanciamento. Para os pequenos, agendamento de brincadeiras passou a fazer parte do dia a dia da maioria dos resorts.

O Pratagy Beach All Inclusive, por exemplo, apostou na união entre criatividade e segurança. Diante da maior preocupação dos clientes, o resort alagoano modificou o serviço de monitoria infantil. Agora, as crianças participam de atividades recreativas pontuais, promovidas em espaços abertos. Além disso, uma série de cuidados como higiene pessoal foi redobrada, tudo com reforço na comunicação, conscientização e monitoramento constante.

“O novo normal nos fez mais criativos e criteriosos para levar diversão às crianças. A nossa programação tem sido cuidadosamente pensada para promover o máximo de distração e alegria e, claro, distanciamento social”, ressalta Lucas Ferracini, gerente de Esporte & Lazer do Grupo Pratagy. Ele destaca que, seja na praia ou ao ar livre, o número de participantes nas atividades foi reduzido.

“A construção da programação foi baseada em normas da OMS (Organização Mundial de Saúde), as quais seguimos como cartilha. Criança está acostumada a ter contato, por isso montamos uma grade com atividades que levem em consideração o período de isolamento ao lado de gestores e líderes”, ressalta Ana Cláudia Oliveira, líder do Kids Club do Pratagy.

Reaberto em 5 de junho, o Tauá Resort Atibaia se preocupou em não perder a ludicidade e encantamento das brincadeiras. “Essa foi a maior dificuldade: não perder a essência e a magia que entregávamos e não oferecer uma recreação robotizada. O entretenimento não pode cair a qualidade por causa dos protocolos”, destaca Rafael Santos, gerente de Lazer e Entretenimento do resort.

O Le Canton, que recebe cerca de 170 crianças aos finais de semana entre zero e 14 anos, aumentou a subdivisão de grupos. Estabeleceu-se ainda limite de 12 participantes por atividade com o objetivo de não gerar aglomeração. “Atividades esportivas e lúdicas voltadas para crianças não passaram por grandes alterações, mas foram adaptadas para promover o distanciamento. Abrimos mão de ambientes fechados como os salões, que eram uma alternativa nessa época do ano, quando Teresópolis chega a 16 graus”, explica Ian Amorim, gerente de Lazer, Entretenimento e Spa.

ntretenimento pos pandemia - rafael santos

Santos: entretenimento não pode cair a qualidade devido aos protocolos

Entretenimento: nova programação

Integrar pais e filhos durante a estada é a nova proposta do Transamerica Comandatuba. O empreendimento readequou sua grade de recreação dando prioridade para atividades em família. Para evitar contato, o resort suspendeu esportes de contato como futebol e vôlei. “Estamos realizando atividades para que os pais brinquem com seus filhos, principalmente em contato com a natureza. Temos 21 quilômetros de praia e buscamos aproveitar esse espaço”, explica Fernando Dorsa, gerente de Lazer e Esportes.

Pesca de caranguejo no mangue acompanhada por um biólogo, caça ao siri na praia e gincanas com distanciamento são novidades. “Nossos personagens também estão interagindo com as crianças de acordo com o distanciamento social recomendando fazendo apresentações”, acrescenta Dorsa.

Enquanto isso, o Le Canton criou o Le Canton Labs e o Le Canton Escolar. O primeiro é uma atividade para crianças realizarem experiências com substâncias químicas. O objetivo é promover observações das reações dos compostos, sempre com o acompanhamento de monitores e um profissional formado em Química. Já o segundo é um espaço separado para hóspedes acompanharem aulas online com o apoio de uma pedagoga.

entretenimento - pos pandemia - comandatuba (2)

Personagens do Transamerica Comandatuba interagem com as crianças

Treinamentos e relação com os pais

Antes da reabertura, o Tauá Atibaia reuniu sua equipe para promover treinamentos contra Covid-19 e protocolos implementados. “Os funcionários entraram para trabalhar no primeiro final de semana já cientes das medidas necessárias. Adotamos distanciamento de um braço, uso de luvas, higienização de material e abordagem dos recreadores para o uso de máscaras. Não estamos entrando na piscina com as crianças e seguindo os protocolos à risca. Nossa programação está enxuta e, no geral, estamos fazendo o arroz e feijão bem feito”, diz Santos.

Sobre o relacionamento com os pais mais preocupados, Santos destaca que a credibilidade do resort ajuda na confiança. “Sempre tem um ou outro mais receoso. Alguns pais não querem que seus filhos participem das atividades, mas passamos nas mesas no café da manhã para explicar protocolos e eles acabam se sentindo mais confortáveis”, acrescenta.

Já o Pratagy criou um grupo de WhatsApp para que os responsáveis legais possam realizar o check-in digital dos pequenos nas atividade. Além disso, mantêm-se informados por meio de fotos enviadas pelos recreadores. “Desta forma, os pais podem acompanhar as atividades a distância. No momento da chegada das crianças, explicamos as readequações feitas”, salienta Ana Cláudia.

entretenimento - pos pandemia - pratagy

Equipe de recreação do Pratagy montou um grupo de WhatsApp para os pais

O que mudou para os adultos

Não foi apenas o lazer dos pequenos que sofreu alterações. A programação para adultos agora prioriza atividades como aulas de alongamento, caminhadas, hidroginástica e treinamento funcional. “Adultos são mais fáceis de trabalhar. Oferecemos aulas de hidroginástica com distanciamento e bingos nas áreas da piscina com o uso de luvas”, explica o gerente do Tauá Atibaia.

Famoso por sua programação de eventos e experiências gastronômicas, o Le Canton agora foca em atividades ao ar livre. Entre as opções estão trilhas, esportes e oficinas circenses. Além do foco no wellness, o Pratagy Beach ainda oferece sessões de teatro com distanciamento de dois metros entre as cadeiras. “Antes das apresentações explicamos os novos protocolos, que incluem a proibição de fotos no palco com o elenco ao final da peça”, exemplifica Ferracini.

entretenimento - pos pandemia - ian amorim

Amorim: programação do Le Canton não passou por mudanças drásticas

(*) Crédito da capa: Divulgação/Grupo Pratagy