Na hotelaria, a IA (Inteligência Artificial) e seus impactos na performance dos empreendimentos têm sido tema constante de discussões, afinal, todo o setor está analisando a aplicabilidade do recurso para otimizar processos, entre outras vantagens. Presente na 61ª edição da Equipotel, a APP Sistemas segue focada em inovação e tecnologia para elevar o desempenho dos clientes.

Em entrevista ao Hotelier News, Cláudio Azevedo, CEO da APP Sistemas, pontuou que a empresa segue trabalhando a inovação na solução HITS. “É um PMS 100% cloud, e este trabalho em inovação e IA tem o intuito de garantir que os hoteleiros não percam tempo executando tarefas repetitivas, garantindo assim a otimização da operação”, explicou.

“Trabalhamos muito para que a produtividade seja aumentada, voltando o foco para o que mais interessa: o hóspede. Como melhorias contínuas, a IA é uma grande aposta na nossa solução de BI (Business Intelligence). O recurso vai melhorar, dar sugestões e insights na análise de gráficos que a solução apresenta. Coisas que não estão explícitas no gráfico serão sugeridas pelo robô, para estimular uma tomada de decisão mais assertiva”, complementou o executivo.

Azevedo ressaltou, ainda, que a APP Sistemas trabalhou para que o BI contemple mais as cadeias hoteleiras. “A ideia é que os indicadores sejam comparados para que o hoteleiro identifique diferenças de performance em unidades de uma mesma rede, ajudando a melhorar todo o ecossistema uniformemente”, analisou.

Outras novidades

O CEO da companhia reforçou que outra novidade apresentada na Equipotel foram as inovações no BI para a parte de consumo. “Toda a parte de consumo de A&B também está sendo disponibilizada na ferramenta, para que seja identificado o que mais vende, o que o hóspede mais consome, entre outros insights interessantes”, completou.

“Um hotel não é só venda, é uma empresa, mas muitas vezes fatores importantes acabam ficando de lado, como informações sobre o fluxo de caixa, e outros pontos que podem ser trabalhados e melhorados. Então, também estamos trabalhando nessa frente, a fim de garantir a melhor rentabilidade para os empreendimentos da nossa base”, pontuou.

Azevedo acrescentou que a tecnologia pode automatizar diversos processos que levam horas. “Assim, o hoteleiro vai poder pensar em iniciativas que irão aumentar o valor agregado do empreendimento, elevando a receita da propriedade e a experiência do hóspede”, finalizou.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Na foto: Cláudio Azevedo e Gerson Pedrinho, da APP Sistemas