5 dicas para diminuir a rotatividade na recepção

Cathy Cook - rotatividade recepcaoCathy tem 37 anos de carreira, 16 dedicados à área de Recepção

Manter o turnover baixo é um desafio para todos os hotéis. Em alguns departamentos, como na Recepção, a troca frequente de funcionários pode se tornar um problema. Como reduzir essa rotatividade? Que tipo de medidas pode ser usado para motivar os colaboradores da área? Como manter a equipe unida, dedicada e produtiva?  

Especialista em capacitação e treinamento de staff de hotéis, Cathy Cook escreveu artigo para o Hotel News Resource abordando o tema. Com 37 anos de carreira, sendo 16 deles atuando no departamento de Recepção, Cathy sabe da importância da área, que fica frente a frente com o cliente.

Para ela, respeitar os funcionários e criar um clima familiar no trabalho é uma maneira simples de aumentar a permanência deles no hotel. “Todo grande líder de hotel sabe que se cuidarmos bem do nosso pessoal, eles vão cuidar bem dos nossos hóspedes”, diz Cathy, que é diretora executiva de Treinamento & Desenvolvimento da Kennedy Training Network.

Rotatividade na recepção: dicas

No artigo, Cathy juntou cinco dicas para diminuir a rotatividade na recepção. Segundo a executiva, o hotel que segui-las pode diminuir o problema rapidamente. Além disso, consegue engajar os funcionários, tornando-os mais leais e contentes no trabalho. Veja abaixo:

1. Libere a escala de trabalho com antecedência: segundo Cathy, é comum ouvir dos funcionários da Recepção que a escala sai sempre no último minuto. “Essa é atualmente a maior frustração para funcionários e grande causa para que eles deixem a indústria”, observa. Informe o esquema de plantão com antecedência e o mais distante dos fins de semana possível. “Sabemos que a hotelaria é uma indústria que 24/7, mas podemos fazer o possível para que os colaboradores tenham uma vida fora do trabalho”, acrescenta.

2. Honre pedidos de folga, quando possível: dê prioridade àqueles que pedem folga com menos frequência. Montar um sistema formal, com registro de todos os pedidos, facilita a vida do gestor. “Seja flexível, permita aos colaboradores realizarem trocas de plantão entre eles. Claro, quando possível e com aprovação do gestor do departamento”, recomenda Cathy.

3. Parabenize os colaboradores por seus aniversários: faça isso de maneira bastante pessoal. Mais ainda, se a empresa permite um pequeno orçamento para celebrações, prepare uma. Pode ser um bolo, balões ou um cartão assinado por todos os colegas. “Mesmo sem um orçamento, uma simples mensagem de feliz aniversário, assinado pelo time de plantão pode fazer maravilhas”, diz Cathy. 

4. Reconheça-os por comentários positivos de hóspedes também: parabenize-os em reuniões mensais ou semanais, na frente dos demais funcionários. “Não só encaminhe uma nota positiva com um e-mail curto e impessoal”, recomenda Cathy.

5. Alimente-os em dias corridos: peça uma pizza em dias lotados, em que uma pausa é rara. “Providencie sorvete em dias quentes de verão ‘só por diversão’. Deixe-os pedir room service no café da manhã em um domingo cheio de check-outs”, enfatiza Cathy.

(*) Crédito Foto: irenne56/Pixabay

(*) Crédito Foto: Divulgação/ KTN

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