Promoção é essencial para a retomada da demanda turística, diz Paulo Senise

Paulo SeniseSenise retomou seu posto em operadora que fundou em 1983

Para que haja uma verdadeira recuperação na demanda turística pelo Brasil, é necessário mais investimento em campanhas publicitárias do destino. Essa é a avaliação de Paulo Senise, presidente e fundador da Brazil Destination Marketing. Grande nome do turismo brasileiro, o executivo não considera que o mercado está em alta, mas mantém o otimismo em uma recuperação gradual. 

Em entrevista ao Hotelier News, Senise afirmou que a recuperação do mercado hoteleiro brasileiro depende da “desafiadora reação do mercado financeiro”. Além disso, enfatizou pela necessidade de uma publicidade mais assertiva. 

“Neste processo gradual de recuperação só acredito em promoção e marketing em todos os mercados. A promoção do Brasil no exterior, por exemplo, está fragmentada, são algumas iniciativas pontuais e  em poucos mercados. Há tempos não vemos uma campanha publicitária planejada de forma completa. E isso é essencial para a retomada em um mercado cada vez mais competitivo.”

Por ter atuado por 10 anos no Rio Convention and Visitors Bureau, além de ter presidido a TurisRio, Senise analisa também a hotelaria carioca. Segundo o executivo, o mercado do Rio de Janeiro, que vem passando dificuldades desde o fim dos Jogos Olímpicos de 2016, está preparada para um crescimento na demanda além do que está se vendo no Brasil. 

“O crescimento brusco da oferta na cidade agravou o desafio do mercado, pois deu-se em um período de grave crise política e financeira em nosso país, o que impactou o principal ativo do turismo, a hotelaria, provocando desequilíbrio na relação oferta-demanda”, diz

“Ao longo dos anos, a hotelaria no Brasil esteve sempre sujeita, como refém, das questões de imagem negativa, crise econômica que afeta o mercado corporativo e M.I.C.E. e falta de campanhas publicitárias institucionais de fortalecimento de imagem, campanhas estratégicas de longo prazo com a recomendáveis ações em mercados em permanente estado de mutação”, acrescenta, ressaltando novamente a importância de uma boa publicidade. 

Paulo Senise: projetos

Após um breve período como presidente de Embratur, Senise retomou seu posto na Brazil Destination Marketing. O executivo fundou a operadora em 1983. Atualmente, trabalha para captar turistas internacionais, principalmente na América do Norte. 

“Estou trabalhando para a reativação de segmentos pouco trabalhados no mercado norte-americano a também a logística de receptivo para congressos e eventos.”

Além disso, na hotelaria, Senise presta consultoria na identificação de perfis. Buscando adequação ideal entre proprietários e operadores para novos projetos ou retrofits.

(*) Crédito da foto: Paulo Senise/Arquivo Pessoal

Comentários