Recentemente, o Google voltou atrás em seus planos de eliminar cookies de terceiros no Chrome. Após anos de adiamentos, ficou claro que a abordagem proposta não estava funcionando para anunciantes nem consumidores. A monetização caiu nos testes sem cookies, resultando em menor precisão para os anunciantes, aponta o Phocuswire.

A transferência de controle para o metabuscador não foi vista como uma grande melhoria para a privacidade dos consumidores. Embora frustrante, a decisão foi acertada e levou a indústria a ampliar suas capacidades tecnológicas para um marketing focado na privacidade. Assim, o que os profissionais de marketing de viagens podem fazer para sair na frente?

A decisão do Google foi justificada pela privacidade, já que 68% dos consumidores estão preocupados com a coleta de dados. No entanto, a prioridade para 71% deles é a personalização, que só é possível com o uso dessas informações. Os consumidores querem transparência sobre o uso de seus dados, mas aceitam cookies se isso resultar em uma experiência mais relevante.

A maioria dos consumidores entende que suas informações são coletadas e muitos aceitam isso para obter uma experiência melhor. Essa coleta de dados pode ser benéfica para ambos: consumidores satisfeitos e empresas que aumentam suas receitas com personalização.

Estratégias

Mesmo com o adiamento do Google, é essencial que os profissionais de marketing de viagens continuem reduzindo a dependência de cookies. Nos últimos anos, houve avanços significativos no uso de dados e segmentação, e o retorno ao AdTech centrado em cookies parece improvável. Atualmente, 67% dos adultos nos EUA desativam cookies, forçando os profissionais de marketing a encontrar novas formas de alcançar consumidores.

Investir em novas soluções que atendam às expectativas dos clientes, como dados de primeira parte e relacionamentos opt-in, é crucial. Expandir estratégias de múltiplos IDs permite segmentar audiências com anúncios relevantes, utilizando canais como metabusca, SMS e e-mail.

Integração tecnológica e vantagens competitivas

Para uma segmentação precisa, é fundamental criar perfis de primeira parte, reunindo informações opt-in como telefones e e-mails. Esses dados ajudam a conectar IDs online e a construir audiências em plataformas como Meta, oferecendo maior precisão. Cookies de terceiros podem ser usados, mas seu valor é limitado.

Além de avançar com estratégias sem cookies, é importante investir em tecnologia baseada em nuvem. Hotéis e atrações estão migrando para esses sistemas, facilitando a integração dos dados e permitindo uma resposta em tempo real às necessidades dos clientes, melhorando a experiência e evitando avaliações negativas.

Embora um mundo sem cookies ainda esteja distante, os profissionais de marketing devem continuar aprimorando suas estratégias. Um marketing personalizado e multifacetado é mais eficaz e permite campanhas adaptadas às expectativas dos viajantes, garantindo sucesso em um cenário com menos cookies.

(*) Crédito da foto: Pixabay