Desde 2021 sob gestão da Atlantica Hospitality International, o (agora antigo) eSuites Congonhas by Atlantica acaba de coroar uma fase de grandes mudanças. A começar pelo nome: o empreendimento passa a levar a chancela Transamerica, se posicionando no mercado como eSuites Transamerica Congonhas. Mas as transformações não param por aí. A propriedade, que anunciou o início de seu retrofit no ano passado, finalizou mais uma etapa de sua modernização.

Para celebrar esse momento, ontem (5), o hotel reuniu 60 pessoas no evento NumaMICE, com a presença de representantes de agências de viagens, imprensa especializada e o time de Vendas da operadora multimarcas.

José Augusto Palhares, gerente geral do eSuites Transamerica Congonhas, ressaltou a importância de comunicar as mudanças. “Fizemos essa festa para divulgar e mostrar in loco o espaço reformado do hotel, já que muitos clientes não sabiam dessa reforma”.

O hotel passou a dar mais visibilidade às suas qualidades, incorporando a bandeira Transamerica ao nome, o que trouxe mais reconhecimento entre os brasileiros. O retrofit, iniciado em julho de 2023, envolveu um investimento de R$ 15 milhões. Palhares explicou que o processo de seleção de fornecedores foi eficiente, o que permitiu agilidade nas reformas. Ele também mencionou a contribuição de Denilson Althmann, gerente Regional da Atlantica, que havia iniciado o processo de melhorias e deixou a transição organizada para a nova gestão.

Essa fase das obras, finalizada em fevereiro, abrangeu a reforma da recepção, espaço de eventos, lobby da área de suítes e de 90 dos 300 quartos, que agora contam com televisores renovados. A expectativa é que, até o fim do ano, 150 UHs estejam concluídas, com uma média de uma acomodação reformada a cada dois dias e meio. Palhares explicou que o hotel concilia a disponibilidade de apartamentos com o ritmo da modernização, permitindo flexibilidade no processo.

eSuites Congonhas

Equipe comemora nova fase do hotel

Os próximos passos

Além do retrofit, o eSuites Transamerica Congonhas inaugurou uma brinquedoteca para atender o público infantil. Gabriela Rocha, gerente de Vendas da propriedade, ressaltou que, embora esse não seja o o foco principal do hotel, o objetivo é acolher diferentes perfis de hóspedes, especialmente aos fins de semana. O espaço está previsto para ser concluído no início de 2025, mas já está equipado para acomodar crianças com brinquedos, mesas e cadeiras.

Nos próximos passos do retrofit, o hotel planeja reformar os banheiros dos quartos, aprimorar a academia e transformar a quadra de esportes em um espaço para beach tennis. A piscina, que era aquecida eletricamente, foi adaptada para aquecimento a gás, reforçando o compromisso do empreendimento com a sustentabilidade.

Segmento MICE

O eSuites Transamerica Congonhas tem focado seus esforços na atração de clientes que buscam espaços para eventos. Embora a reforma tenha sido concluída em fevereiro, o anúncio para a imprensa e mercado ocorreu durante o evento devido às intensas movimentações do primeiro semestre.

O hotel agora conta com dois espaços principais para eventos. O maior, que pode ser dividido em três partes conforme a demanda, comporta até 300 pessoas. Além disso, há 12 salas menores para reuniões.

A performance do empreendimento no segmento de eventos apresentou resultados expressivos em agosto, com a realização de 14 ações. Gabriela destacou que o hotel tem acompanhado os grandes eventos da região e tematizado os ambientes de acordo com as ocasiões, como as corridas de Fórmula 1 e outros eventos realizados no Anhembi e em Interlagos.

Ocupação e planejamento orçamentário

Atualmente, a propriedade opera com uma ocupação de aproximadamente 75%, com uma diária média de R$ 480,00. Esse valor representa um aumento significativo em relação ao período anterior ao início do retrofit. Palhares mencionou que o eSuites Transamerica Congonhas se destacou dentro da rede, o que resultou em maior visibilidade para a equipe entre outros hotéis.

“No primeiro semestre, conseguimos bater o orçamento em quatro dos seis meses”, comentou Palhares. No entanto, Gabriela destacou que a reforma e o bloqueio temporário de quartos são considerados no planejamento financeiro do hotel.

Mudanças internas e foco em novos grupos

Além das reformas, o empreendimento também passou por mudanças internas, com a criação de novos cargos para atender às demandas do mercado. Claudio Pereira, que antes respondia como gestor de Grupos, agora coordena os clientes B2B, que representam a maior parte da receita do hotel.

“Estamos conseguindo viabilizar e rentabilizar os grupos a partir de uma estratégia tarifária mais alinhada, o que colabora para o nosso mix de clientes”, disse Gabriela.

O hotel está focado em expandir seu time, visando a formação de uma equipe qualificada e preparada para lidar com a rotatividade positiva de funcionários promovidos. “Estamos buscando qualificação pessoal e investimento em treinamento de equipe para compartilhar e aprender novas informações para melhorar o hotel como um todo”, afirmou Palhares.

(*) Crédito da foto: Divulgação/eSuites Transamerica Atlantica