O Expedia Group encerrou o segundo trimestre de 2025 com reservas brutas chegando a US$ 30,4 bilhões, alta de 5% sobre o mesmo período do ano passado, e receita de US$ 3,8 bilhões, crescimento de 6%. O Ebitda Ajustado, por sua vez, avançou 16%, enquanto as diárias reservadas somaram 105,5 milhões, 7% acima de 2024, aponta o Phocuswire.
O resultado foi impulsionado principalmente pelo segmento B2B, que cresceu 15%, e pelas receitas de publicidade, que subiram 19%. Segundo Scott Schenkel, CFO da empresa, o destaque ficou para a Ásia, que registrou alta de quase 30% no trimestre, especialmente com o produto Rapid API. No entanto, o avanço global foi parcialmente contido pelo mercado norte-americano, que segue com demanda mais fraca, janelas de reserva mais curtas e maior taxa de cancelamentos.
A CEO Ariane Gorin afirma que, no segmento de alto padrão, a demanda nos EUA se manteve resiliente, mas consumidores de menor poder aquisitivo têm sido mais cautelosos nos gastos com viagens. Apesar disso, ela diz acreditar que a companhia cresceu acima do mercado nas áreas de passagens aéreas e hotéis, enquanto as diárias de aluguel de temporada ficaram em linha com a média do setor.
Ariane também destaca que a demanda doméstica nos EUA começou a ganhar força a partir de julho, o que levou a Expedia a revisar para cima sua projeção anual, apoiada no “bom desempenho do primeiro semestre” e nas “tendências atuais”.
Marcas e desempenho
A marca Expedia manteve-se como a maior e de crescimento mais rápido no portfólio B2C da empresa, com a maior taxa de vendas combinadas desde a pandemia. Já Hotels.com e Vrbo tiveram desempenho mais modesto: no Hotels.com, as reservas caíram levemente, mas as diárias subiram frente ao primeiro trimestre; na Vrbo, as diárias ficaram estáveis, mas houve redução no valor médio, estadias mais curtas e mais cancelamentos.
O tráfego oriundo de buscas em ferramentas de IA (Inteligência Artificial) generativa ainda é pequeno, mas tem boa taxa de conversão. A companhia trabalha com empresas como OpenAI e Google para ampliar a visibilidade das marcas e melhorar a personalização. Ariane também vê a IA como oportunidade para aumentar a eficiência e agilizar processos internos.
(*) Crédito da foto: Divulgação