As reservas brutas e a receita do Expedia Group no segundo trimestre cresceram 6% em comparação ao ano anterior, superando as expectativas e o desempenho dos primeiros três meses do ano. A receita chegou a US$ 3,6 bilhões, enquanto as reservas brutas totais atingiram US$ 2,8 bilhões. Em sua primeira conferência de resultados desde que assumiu o cargo de CEO, Ariane Gorin destacou os números positivos, revela o Phocuswire.

“O ambiente de viagens foi saudável no segundo trimestre”, destaca a executiva, reforçando o crescimento das room nights reservadas nos EUA, Europa e outros mercados globais. Por outro lado, a CEO do Expedia menciona uma “suavização na demanda por viagens”, o que levou a empresa a revisar para baixo suas expectativas para o restante do ano.

Julie Whalen, diretora financeira da companhia, explica que, embora as reservas tenham acelerado no segundo trimestre, o início dos três meses seguintes apresentou um ambiente macroeconômico mais desafiador e uma desaceleração na demanda, alinhada ao que outros setores da indústria de viagens também têm observado.

Ela ressalta, ainda, que no segundo trimestre houve aumento na escolha por propriedades de menor custo e “fraqueza contínua” nos preços das passagens aéreas como fatores que impactaram o crescimento abaixo do esperado. Com isso, a empresa espera que o avanço das reservas brutas no terceiro trimestre fique entre 3% e 5%.

VRBO e o reforço no marketing

Durante a conferência do Expedia para discutir os resultados do trimestre, a VRBO foi um dos temas centrais. Ariane relatou melhora significativa na plataforma em relação ao primeiro trimestre, encerrando o período com crescimento modesto. A recuperação foi atribuída à reestruturação interna e ao lançamento do programa de fidelidade One Key, que conecta as marcas Expedia, Hotels.com e VRBO.

A empresa aumentou os gastos com marketing, que representaram 50,4% da receita do segundo trimestre, totalizando US$ 1,7 bilhão, crescimento de 13,6% em relação ao ano anterior. “Aprendemos no ano passado que não se deve reduzir demais os gastos com marketing”, afirma Julie, justificando o investimento contínuo na VRBO como uma estratégia de longo prazo.

No período, o lucro líquido ajustado chegou a US$ 469 milhões, enquanto o Ebitda Ajustado atingiu US$ 786 milhões, crescimento de 5% na comparação anual. As reservas de hospedagem, por sua vez, chegaram a US$ 20,7 bilhões, consolidando alta de 8%. Neste cenário, os hotéis se destacaram concentrando a maioria das reservas, crescendo 11%.

O segmento B2B, anteriormente liderado por Ariane, também foi um ponto forte, com aumento de 22% na receita, totalizando US$ 1 bilhão no trimestre. A CEO salienta a importância da combinação de tecnologia, vendas, parcerias sólidas e inovação para continuar impulsionando o crescimento do Expedia no setor de viagens, que movimenta US$ 2,3 trilhões globalmente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Expedia Group