O início da retomada do turismo e da área de eventos de São Paulo. Com esse mote e intenção foi aberto há pouco o Expo Forum, no Sheraton WTC São Paulo. Promovido pelo SPCVB (São Paulo Convention Visitors Bureau), com apoio da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e do governo do estado de São Paulo, o encontro terá uma feira de exposição e um rica programação de palestras no formato híbrido. A reportagem do Hotelier News acompanha o evento in loco.

O Expo Forum marcou também o lançamento oficial do aplicativo do Visite São Paulo. O app foi desenvolvido com inteligência artificial e, entre outras coisas, traz uma série de roteiros turísticos em todo estado. “Conseguimos também montar um grande painel dos eventos que serão realizados em São Paulo no ano que vem”, diz Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo. “São mais de 150 eventos já confirmados na capital em 2021”, acrescentou

Retomada, reconstrução, ressurgimento. Para Sando, o termo não importa, mas é disso que o evento trata. “O que queremos mesmo é que toda essa cadeia de viagens esteja integrada. De certa forma, as ações que fizemos em parceria com outras entidades só mostram que este trabalho em conjunto é ideal para construir um futuro melhor para toda indústria de viagens no estado de São Paulo”, afirma.

Presente à abertura, Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo, destacou o momento atual e o dia de hoje, marcado pela eleição nos EUA. “Estamos hoje em um dia decisivo para o mundo, que podem alterar os rumos do planeta, que tem tantas instabilidades no horizonte. Até porque há vários outras pautas relevantes em discussão, como transformações digital, 5G e etc”, comentou.

Sempre eloquente, Lummertz falou que o trade em São Paulo vem trabalhando arduamente para promover e estruturar o turismo do estado. “É o maior mercado receptivo e emissivo do país, mas muito pouco conhecido no mundo. Desenvolvemos um plano que contemplava essa ideia de promover o estado. Fizemos uma grande campanha e temos mais coisas por vir, mas tivemos que paralisá-lo para reunir esforços para criação e divulgação dos protocolos de segurança e etc.”

Expo Forum e a retomada

Ainda assim, o secretário reconhece os grandes desafios que estão por vir. Para ele, embora tenha imenso potencial turístico, o Brasil tem um dos cinco piores ambientes de negócios para estimular o setor. “Isso é atraso, não tem outra palavra. Em São Paulo, mesmo com o turismo de negócios, a maior vocação é a natureza, mas temos muitos desafios. No Litoral Norte, por exemplo, faltam resorts”, observa.

“Crises trazem oportunidades e, agora, é ter consciências que essa retomada será durante muito tempo com turismo local. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade única para olharmos para dentro e recuperar essa situação de atraso. Com isso, e a partir da solidez do turismo doméstico, mirar para o exterior, acrescentou.

Por fim, o anfitrião do dia teve a palavra. Gerente geral do Sheraton WTC São Paulo, Fernando Guinato abriu alguns números do empreendimento e destacou a motivação do funcionários com a realizado do evento. “Fazem meses que não atingíamos uma ocupação de 57,5%, o que é fantástico. Pode ser que amanhã caia para 40% e, depois, volte para 10%. Para nossos colaboradores, contudo, é tudo fantástico. Eles estavam carentes de ter serviço, de ter trabalho. Estão felizes e temos todos os motivos para sentir o mesmo orgulho de sediar o evento. A retomada vem lenta e gradual, mas ela já chegou”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News