segunda-feira, 1/dezembro
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Expo Fórum debate os caminhos da adoção da IA no turismo

A presença da IA (Inteligência Artificial) no turismo cresce de forma acelerada e levanta uma questão essencial: para onde o setor está caminhando em relação à adoção desse recurso? Foi a partir dessa reflexão que Paolo Petrelli, consultor em Inovação, apresentou o painel IA, Estratégia e Futuro aplicada a Negócios sem Complicação, no Expo Fórum Visite São Paulo.

“A revolução digital só começa se mudarmos a mentalidade das pessoas. Cabe lembrar que o custo do erro aumentou, e a IA ajuda a trabalhar melhor e a oferecer uma experiência mais assertiva e alinhada ao perfil do cliente”, afirmou o palestrante.

Paolo Petrelli
Palestrante elencou usos da IA

Com base em dados, Petrelli destacou que 54% dos brasileiros já utilizam IA no dia a dia. No ambiente corporativo, porém, a discussão aprofunda-se em temas como a automação de tarefas manuais, processos de reservas e outros fluxos operacionais.

“A IA não é um piloto automático. Ela precisa ser seu copiloto, porque a capacidade de liderar é totalmente humana. Quando somos líderes, temos que entender que nenhuma tecnologia será o nosso manche nem definirá a estratégia. Ela apenas nos ajudará a colocá-la em prática”, disse o painelista, reforçando o potencial da ferramenta para aprimorar o posicionamento de marca, a produção de conteúdo e o relacionamento com o cliente.

Usos da IA

Durante a palestra no Expo Fórum Visite São Paulo, Petrelli lembrou que a IA ainda está longe de ser explorada em sua plenitude. “As pessoas ainda usam para perguntar, e isso é um uso muito raso. Existem muitos tipos de IA, com inúmeras possibilidades. Dados mostram que 68% dos hóspedes valorizam mais o atendimento personalizado do que amenidades”, observou.

Como ponto central, a palestra reforçou que a adoção da IA no turismo não deve ser vista apenas como uma tendência tecnológica, mas como uma mudança estrutural na forma de pensar, operar e se relacionar com o cliente. Ao combinar dados, estratégia e sensibilidade humana, o setor tem a oportunidade de elevar padrões de hospitalidade, tornar processos mais eficientes e entregar experiências verdadeiramente personalizadas — um caminho que já começou e que exige liderança, curiosidade e disposição para evoluir.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News

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