Prosseguindo com a programação do Expo Fórum Visite São Paulo, realizado hoje (1º) na capital paulista, Fernanda Ascar, gerente de Planejamento e Promoção do Turismo do SPTuris (São Paulo Turismo), apresentou a palestra 20 Anos do Observatório do Turismo: dados que inspiram propósito e moldam o futuro de São Paulo.
Ao iniciar sua apresentação, a executiva destacou alguns dos principais indicadores monitorados pelo órgão, como faturamento do turismo, movimentação em aeroportos e terminais rodoviários, desempenho dos meios de hospedagem e fluxo de visitantes.
“Essa contagem de quantas pessoas estão aqui sempre foi um desafio. Graças ao Observatório, conseguimos superar esse gargalo, por meio de uma importante parceria tecnológica. Em 2024, a cidade de São Paulo recebeu 35,7 milhões de turistas nacionais e faturou R$ 22,8 bilhões. Neste ano, no caso dos turistas internacionais, já alcançamos 2 milhões de visitantes, alta de 21,5% em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.

Segundo Fernanda, o próximo desafio é compreender o perfil dos visitantes, suas motivações, preferências e locais de hospedagem, para acompanhar a atividade turística com o máximo de precisão. “Os números mostram a grande procura pela cidade, mas agora é crucial delinear esse perfil”, explicou.
Insights
Durante a apresentação no Expo Fórum, Fernanda ressaltou que, neste marco de 20 anos do Observatório, a prioridade é aprimorar continuamente a qualidade dos dados, garantindo suporte mais eficaz às decisões estratégicas.
“Com essa meta, criamos o comitê de monitoramento do turismo paulistano, ao lado de grandes parceiros. A proposta é debater os números disponíveis, entender a percepção do mercado e direcionar ações futuras com mais segurança”, analisou.
(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News

















