Foi aberto agora há pouco, no Sheraton São Paulo WTC, na capital paulista, a 4ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo. Voltado aos profissionais do turismo, o encontro terá uma programação múltipla que concilia conteúdo, networking, homenagens e exposição de destinos, roteiros e atrativos da capital e do interior.

Com o tema Destinos São Paulo, o Expo Fórum Visite São Paulo 2022 é realizado pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O evento tem ainda apoio da SMTur (Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo) e da Setur-SP (Secretaria Estadual de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), além de patrocínios do Grupo R1.

Durante a abertura do Expo Fórum, Toni Sando agradeceu às autoridades, profissionais do trade e imprensa, e pontuou a importância do trabalho conjunto para ampliar o potencial turístico paulista. “Precisamos trabalhar todos juntos. Os viajantes precisam ser recebidos como visitantes. Aumentar o fluxo de turistas é a nossa principal missão”, comentou o presidente do SPCVB.

A programação de conteúdo do evento foi inaugurada pelo painel O Turismo como vetor da economia para a capital paulista. Participaram do painel Rodolfo Marinho, secretário municipal de Turismo de São Paulo; Carlos Augusto Viana, secretário municipal de Esportes; Aline Torres, secretária municipal de Cultura; Fernanda Ascar, diretora interina de Turismo da SPTuris; e Thiago Lobo, diretor de Turismo e Eventos da SPTuris.

Marinho destacou a importância do segmento Mice para o turismo na capital e lembrou que a cidade tem a maior coordenaria de eventos da América Latina. “A cidade conta com muitos eventos estratégicos, como o Lollapalooza e o Carnaval. Estamos engajados em tirar os grandes projetos do papel”, afirmou. O secretário também celebrou o trabalho conjunto entre as iniciativas pública e privada na defesa do setor desde o início da pandemia. “Por intermédio do setor privado, o turismo ainda vive em São Paulo.”

Já Viana apresentou dados para mostrar o quanto o esporte impacta a economia da cidade. “Neste ano tivemos 130 corridas de rua na capital. Isso movimenta hotéis, restaurantes… O esporte contribui muito com a empregabilidade. A Virada Esportiva deste ano contou com a participação de 3 milhões de pessoas”, disse. “O esporte consolida a economia. O principal exemplo é a F1, que movimenta R$ 1,3 bilhões.”

Fernanda, por sua vez, pontuou também a importância do trabalho conjunto entre o setor público, entidades e iniciativa privada. “A SPTuris tem um novo papel como braço executor das políticas públicas. É uma parceria para desenvolver o turismo na cidade”, comentou.

Segundo ela, o Réveillon deste ano chega para coroar a retomada dos eventos e feiras de negócios. “É um evento que fortalece muito a hotelaria da paulista.” “São Paulo é uma das principais referências quando falamos de eventos e o prefeito Ricardo Nunes foi muito feliz em remontar a secretária municipal de Turismo”, acrescentou Lobo.

Carnaval

Aline disse que o Carnaval de São Paulo já é o maior do país e movimenta uma cadeia abrangente o ano inteiro. “O Carnaval não é uma ação isolada nos desfiles. A cultura é um fator importante, que gera empregos diretos e indiretos. São Paulo é vanguarda, e tudo o que fazemos aqui acaba se tornando uma referência para o mundo”, comentou.

(*) Zaqueu Rodrigues, especial para o Hotelier News