segunda-feira, 1/dezembro
InícioNEGÓCIOSMiceExpo Fórum Visite São Paulo destaca avanço do turismo no estado
PMS Hits para o hoteleiro

Expo Fórum Visite São Paulo destaca avanço do turismo no estado

Com o tema Turismo com Propósito, foi aberta hoje (1º) a 10ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, promovida pelo VSPCB (Visite São Paulo Convention Bureau). O evento ocorre no WTC Events Center, na capital paulista, com o objetivo de discutir alguns dos principais desafios e oportunidades do setor.

A cerimônia de abertura contou com as presenças de Toni Sando, presidente-executivo do VSPCB; Fernando Guinato, diretor do Sheraton WTC e presidente do conselho da entidade; Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1; Carlos Bernardo, VP de Operações da Accor no Brasil para a divisão Premium, Midscale & Economy; e Herculano Passos, prefeito de Itu (SP).

“Este ano foi muito positivo para o turismo, com bons resultados no fluxo de turistas nacionais e internacionais em todo o estado. É um marco a ser celebrado. Fizemos muitas ações em parceria com o VSPCB e certamente seguiremos com essas iniciativas, reforçando o papel do destino São Paulo no turismo nacional”, declarou Lucena durante a abertura.

Em seguida, Sando destacou a importância de debater os próximos caminhos do setor em uma programação diversa. “Neste ano, o Brasil deve atingir a marca de 9 milhões de visitantes estrangeiros. Isso reflete nossa grande capacidade de receber. Sozinho, o estado de São Paulo representa 31% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Temos força econômica para tornar o destino cada vez mais relevante”, afirmou.

O presidente-executivo também ressaltou o protagonismo do turismo no PIB estadual, que neste ano movimentou R$ 340 bilhões, o equivalente a 9,7% da economia paulista. “O estado conta com 78 estâncias turísticas e 138 municípios de interesse turístico. Um estado forte é aquele que oferece atrações para todos os gostos e bolsos, encantando turistas nacionais e estrangeiros”, destacou.

Toni Sando
Sando detalhou ações do convention

Para 2026, estão previstas diversas iniciativas, entre elas o lançamento de um portfólio com 25 experiências em regiões turísticas do estado, em três idiomas, com foco na comercialização do destino. “Muitas dessas ações estão concentradas na capital, que dispõe de equipamentos de eventos em todas as regiões, o que facilita a distribuição de produtos e eleva a qualidade dos serviços”, completou.

Sando também chamou atenção para a força dos atrativos de lazer, gastronomia e cultura da cidade de São Paulo. Segundo ele, diversas pesquisas posicionam a capital entre os principais destinos do mundo, atraindo um número crescente de visitantes, e apontou o bleisure como um dos motores de expansão do setor.

“Quem vem a São Paulo a trabalho não se limita à agenda profissional. O turista quer vivenciar a cidade, o que gera grandes oportunidades para o setor. Quando bem estruturado, o turismo entrega resultados expressivos”, concluiu.

O cenário do turismo paulista

Abrindo a programação do Expo Fórum Visite São Paulo, Lucena apresentou a palestra O Turismo no Estado de São Paulo, trazendo números atualizados do setor. Apenas em setembro, o volume de atividades turísticas subiu 4,3% no estado, e mais de 5,1 mil empregos foram criados no período.

“Partindo para um panorama geral, em 2025 tivemos 139 ações de promoção do destino, 1,5 mil eventos mapeados e 52 milhões de pessoas esperadas. A Academia do Turismo de SP ofereceu mais de 25 mil vagas, com cursos personalizados, workshops e capacitações para qualificar ainda mais nossa mão de obra”, acrescentou.

O Creditur SP, programa de crédito destinado ao setor, já atende 76 municípios turísticos e acumula R$ 2,8 bilhões em financiamentos oferecidos. “Em nossa gestão, o programa já realizou 1,7 mil operações, financiando diversos projetos”, informou o secretário.

O CIET (Centro de Inteligência Econômica do Turismo) tem ampliado a produção de dados, estimativas, estudos e pesquisas que ajudam a compreender o cenário turístico em todo o estado. Outra iniciativa relevante, segundo Lucena, é a promoção de atividades turísticas voltadas ao público 60+. “A ideia é capacitar o trade para atender às demandas desse público tão importante”, destacou.

“O turismo de São Paulo cresceu em número de visitantes, empregos gerados, negócios firmados e investimentos captados. E cresceu porque avançamos juntos, colocando nosso estado na prateleira para que cada vez mais pessoas venham e conheçam”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News

Resort Comandatuba
Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR