Na última sexta-feira (19), uma atualização defeituosa do provedor de segurança CrowdStrike causou um apagão cibernético global, paralisando a infraestrutura de TI da indústria de viagens. Aeroportos ficaram inoperantes, companhias aéreas cancelaram voos e viajantes enfrentaram longas filas e atrasos, aponta o Phocuswire.

As repercussões financeiras e o impacto na confiança dos clientes serão significativos. O incidente reforça que tudo na tecnologia pode falhar e, eventualmente, falhará. Segmentos da indústria evitam falhas únicas adotando sistemas redundantes.

Apesar disso, muitos ainda não adotam essa mentalidade. O futuro das viagens agora depende da recuperação dessa falha massiva de TI e das ações preventivas que serão tomadas. Empresas de viagem terão que reavaliar suas configurações de sistema para evitar novas falhas catastróficas. Sistemas de IA (Inteligência Artificial) integrados podem ser a chave para construir resiliência e garantir operações contínuas.

IA integrada: solução e benefícios

O apagão global causado pela falha na CrowdStrike fez com que o mercado começasse a pensar em soluções. Entre elas, está um sistema de IA RAG (retrieve, augment and generate), que poderia ajudar a diagnosticar e resolver problemas remotamente, utilizando tecnologias como Bert e GPT. Essas ferramentas analisam dados, detectam anomalias e geram insights, enquanto scripts personalizados executam etapas de resolução de problemas.

A IA integrada pode melhorar a manutenção preditiva, monitorar o desempenho do sistema e acionar medidas preventivas antes que problemas se agravem. Em caso de interrupção, pode iniciar protocolos de recuperação autonomamente, reduzindo o tempo de inatividade.

Construindo o futuro das viagens

A interrupção da CrowdStrike é um alerta para a indústria de viagens. Usar IA integrada permitirá antecipar e mitigar interrupções, construindo um futuro mais resiliente.

Não se pode evitar eventos imprevisíveis, mas há a possibilidade de reduzir significativamente o risco e os danos. O futuro das viagens depende de sistemas inteligentes e proativos, e a adoção dessas tecnologias deve ser rápida para proteger operações e reconquistar a confiança dos clientes.

(*) Crédito da foto: Pixabay