Ícone da hotelaria de Belo Horizonte, o Ouro Minas Palace Hotel fechou 2018 com balanço positivo. Apesar das conhecidas dificuldades do mercado local, que sofre com sobreoferta, o empreendimento viu a receita subir 6,96% frente a 2017. Além disso, registrou diária média próxima a R$ 300, com aumento de R$ 10 no valor consolidado. Em igual período, o RevPar cresceu nove pontos percentuais.

Já a ocupação ficou em 55%, pouco abaixo da média da capital mineira. Segundo dados do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o indicador da cidade foi de 58% no ano passado. Para Leandro Santos, gerente interno de Vendas do Ouro Minas Palace Hotel, tendo em vista o panorama na cidade, os números são positivos.

“O mercado de BH é extremamente competitivo em razão de se voltar, principalmente, ao turismo de negócio”, afirma Santos. “O ano de 2018 foi difícil e teve uma série de fatores que jogaram contra, como os resquícios da crise econômica e a greve dos caminhoneiros, entre outros”, acrescenta. 

Em relação ao perfil público do hotel, o executivo revela que 60% dos hóspedes são corporativos. Já em termos de mercados emissores, São Paulo, interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília são os mais importantes. “Ainda assim, São Paulo é nosso principal mercado”, ressalta Santos.

Ouro Minas Palace HotelOcupação anual do hotel foi maior que a média da cidade

Quanto à distribuição, o gerente salienta que o site do hotel tem participação decisiva nas vendas. “É o nosso melhor canal, pois é moderno e intuitivo. Além disso, criamos recentemente um aplicativo para incrementar ainda mais as vendas diretas”, explica. “OTAs como Booking e Decolar também têm boa participação”, acrescenta.

Ouro Minas Palace Hotel: estrutura

Com 340 acomodações, o hotel não deixa a ampliação do lazer de lado, mas prioriza o público business. Prova disso é que, somente em 2018, foram realizados 1212 eventos no Ouro Minas Palace Hotel, que integra o portfólio da Preferred Hotels & Resorts. Congressos de saúde, conferências da indústria farmacêutica, feiras do segmento esportivo, entre outros encontros, foram realizados ao longo do ano passado.

Para os próximos meses, a propriedade prepara a construção de mais um salão de eventos, com capacidade para 600 pessoas. Santos não revela o investimento, mas o projeto reforça a atuação do Ouro Minas Palace Hotel no segmento. Em 2017, por exemplo, a unidade inaugurou um teatro que recebe mais de 300 pessoas.

(*) Crédito da capa: Raphael Martinelli/Ouro Minas Palace Hotel

(**) Crédito da foto: Lucas PKTA/Ouro Minas Palace Hotel