Pesquisas aqui e ali mostram que o brasileiro quer mesmo retomar o hábito de viajar, após meses em isolamento social. A última, da Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), ligado à Fecomércio RJ, mostra que 49,5% dos cariocas pretendem viajar ainda este ano. Outros 52,2% dos entrevistados informaram que ficarão em hotéis, pousadas e hostels.

Ainda em relação aos meios de hospedagem, os entrevistados citaram ainda casa ou apartamento alugado (22,9%), casa ou apartamento de conhecido ou da família (20,2%) e casa ou apartamento próprio (3,2%). O principal meio de transporte para o destino escolhido será o carro próprio (56,9%), seguido de avião (20,2%), ônibus (10,3%) e carro alugado (7,1%).

Entre os destinos mais procurados, reiteradas apostas no turismo rodoviário – e para aonde o carro alcança. Segundo o estudo, 57,3% dos entrevistados disseram que vão fazer turismo dentro do Rio de Janeiro. Outros 39,5% afirmaram que vão realizar viagens para fora do estado. Somente uma parcela pequena (3,2%) relatou intenção de ir para fora do país.

Fecomércio RJ: intenção

Quando indagados sobre ambientes preferidos para viajar, 66% dos cariocas apontaram locais com maior contato com a natureza. Lugares com menor contato com pessoas (14,2%) e que possibilitem conciliar lazer e trabalho (11,9%) foram outras opções citadas pelos entrevistados.

O levantamento também perguntou aos cariocas se a escolha do destino da viagem teria influência das medidas de controle da Covid-19 adotada na região selecionada. Entretanto, 58,5% afirmaram que não. Em relação às viagens canceladas neste ano, 55,1% dos entrevistados relataram que precisaram suspender os planos nos últimos meses.

A sondagem também mostra que, entre os que pretendem deixar a cidade por mais de um dia, 71,1% não haviam programado a viagem antes da pandemia. Além disso, somente 28,9% informaram que já estavam com esse planejamento.

(*) Crédito da capa: veerasantinithi/Pixabay