fecomerciorjFórum reuniu as principais entidades empresariais que atuam no receptivo do estado

Criado no ano passado, o Cetur Fecomércio RJ (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade), realizou no dia 19 sua última reunião de 2019. O encontro reuniu toda a cadeia produtiva do turismo fluminense para debater e definir os principais gargalos ao crescimento do setor no estado do Rio de Janeiro e alinhou ações conjuntas para fortalecer suas atividades.

Durante o fórum, as entidades assinaram um documento que será encaminhado ao governador, Alerj, prefeito da capital fluminense e Câmara Municipal destacando os pleitos relacionados à segurança pública, reordenamento urbano, desburocratização da legislação, criação de leis de incentivo, transporte, promoção turística, fortalecimento da malha aérea, entre outros. A iniciativa reforça os principais anseios do setor empresarial para que o Rio de Janeiro possa retomar o seu desenvolvimento econômico, tendo no segmento de turismo e hospitalidade um importante pilar de desenvolvimento e geração de empregos e renda.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidiu a reunião acompanhado das Diretoras Regionais do Sesc RJ, Regina Pinho, e do Senac RJ, Ana Claudia Martins. “O Cetur Fecomércio RJ tem o objetivo de compartilhar a agenda em andamento, identificar as sinergias e otimizar as ações capitaneadas pelos diversos setores produtivos para juntos alcançarmos melhores resultados para o turismo fluminense”, destacou Queiroz.

Fecomércio RJ: estratégias

A pauta incluiu questões estratégicas, como a desburocratização dos processos para a realização de grandes eventos no Estado do Rio; alinhamento entre os promotores de grandes eventos e a rede hoteleira viabilizando estadias mais longas dos visitantes; aproximação dos gestores dos principais modais do Rio (aeroportos, metrô, trens, rodoviária e VLT); intensificação de ações turísticas que valorizem os roteiros gastronômicos.
 
O presidente da Apresenta Rio (Associação de Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins), Pedro Guimarães, realizou breve palestra sobre as barreiras para o crescimento dos eventos e opções de entretenimento. O empresário destacou, também, o sucesso do evento Apresenta Rio Summit, realizado no recém-inaugurado Fairmont Copacabana Hotel, entre os dias 16 e 17 de outubro. Temas como oportunidades de negócios, desafios e tendências do setor de entretenimento, além de questões como licenciamento e desburocratização, leis de incentivo e tributos estiveram em pauta durante os dois dias do evento. “Foram dois dias de conferência, totalizando 16 horas de networking e conhecimento sobre esta indústria que é um dos principais vetores de atração de turistas, geração de empregos e investimentos na economia do estado”, ressaltou Guimarães.

O diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, Phillipe Campelo, apresentou dados sobre a evolução das captações de eventos técnico-científicos para a próxima década e as estratégias em processo nos mercados concorrentes. Também estiveram presentes o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss; a diretora Abeoc-RJ, Ilda Brito; o presidente da ACTA, Fabio Nascimento; o presidente da Anttur, Martinho Ferreira Moura; o presidente do SindRio, Fernando Blower; o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; o presidente da Bito, Salvador Constantino Saladino; a presidente do Rio Convention & Visitors Bureau, Sonia Chami; o presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do estado do Rio de Janeiro, Marco Antonio Navega; o presidente da Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais, Sávio Neves; o diretor do Polo Novo Rio Antigo, Plinio Froes; e o gerente operacional da ABIH-RJ, Julio Correa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/FecomercioRJ