A expectativa para o fluxo de turismo nas festas de fim de ano era de recorde, mesmo com as restrições causadas pela pandemia. Com o aumento do turismo rodoviário, o Sem Parar, empresa do Grupo Fleector, registrou alta de 23% no movimento de carros nas estradas do país no feriado de Ano Novo frente ao mesmo período em 2019.

O volume já era esperado pela equipe de dados da companhia, pelo fato das pessoas optarem por viagens mais curtas. “Com as novas regulamentações e normas de segurança nos aeroportos e fronteiras pelo mundo, observamos que o brasileiro optou por viajar mais de carro, o que – consequentemente – aumentou o número de transações em pedágios nas rodovias”, destaca Carla Barreiros, diretora de Operações de Credenciados do Sem Parar.

Já na análise da semana de festividades, curiosamente, a semana do Natal representou maior volume de fluxo, no índice geral, com quase 10% de circulação de carros a mais, no comparativo com Ano Novo.

Feriado de Ano Novo: análise regional

Ainda de acordo com os dados do Sem Parar, os estados de São Paulo (66%), Minas Gerais (8.47%), Paraná (5.91%) e Rio de Janeiro (4.89%), representaram o maior volume, respectivamente, no comparativo com mesmo período no ano anterior.

O Sem Parar analisa os dados a partir do número de passagens em vias de pagamento automático das praças de pedágio, considerando sua base de mais de 5.5 milhões de clientes no Brasil.

(*) Crédito da foto: Pixabay