De Olinda, Pernambuco

Carvalho e Castelo deram uma aula de marketing hoteleiro

Igor Castelo e Pedro Carvalho, respectivamente coordenadores de RM e Comunicação da Amarante Hotéis, fecharam o primeiro dia do ciclo de palestras do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste), que teve como primeira palestrante, Martha Gabriel e, na sequencia, os consultores da Guersola. O Fórum acontece dentro da primeira edição do HFN (Hotel & Food Nordeste), feira que ocorre até a sexta-feira (5) no Centro de Conveções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana de Recife. 

Case da Amarante Hotéis: segredos revelados

Com tema "Case de RM – Amarante Hotéis", os dois especialistas relataram alguns números impressionamentes da rede, previstos para 2018: o índice médio de ocupação é de 93% e o faturamento deve chegar a R$ 135 milhões. Além disso, 60% das reservas são diretas, 32% vem das operadoras e 8% das OTA's (Agências de viagens online).

"Hoje quem define toda a nossa demada é o departamento de RM (Revenue Management). Todo o histórico que temos sinaliza as ações que devemos tomar", disse Castelo. "A sinergia existente entre os departamentos de RM e Comunicação permitem fazer o direcionamento das promoções, que são os atores principais dos resultados obtidos", completou.

Segundo Carvalho, o que se vende no site dos hotéis da rede, que compreendem os empreendimentos Resorts Salinas, Pousada Olho D'água e Fazenda Marrecas, são experiências inspiradoras para os turistas. "Dificilmente mostramos a infraestrutura dos hotéis. Salientamos as experiências que oferecemos por meio das promoções", ensinou. E o número de promoções existentes ultrapassa o número de 60 nos três empreendimentos.

Gerar interesse. É esse o objetivo do departamento de Comunicação, que junto com  o de RM tem 16 colaboradores. "É preciso inspirar as pessoas. Mostrar os atrativos e as experiências nas redes sociais. As curtidas por si só não fazem verão, é preciso saber converter. Por isso levamos o cliente online para as páginas de promoção e não simplesmente para a home", explicou Carvalho.

Segundo os dois executivos é preciso saber quando vender e para quando vender. "O RM cria a demanda e o departamento de Comunicação corre atrás da criação e promoção. Além disso fazemos um monitoramento de vendas por meio de uma empresa de BI (Business Inteligence) que contratamos. Monitoramos em tempo real tudo o que é vendido. Sabemos para onde estamos indo. O RM é quem diz: olha na semana que vem se vendeu muito o período X, então vamos promover esse período", exemplificaram.  

Se der certo, ótimo. Se der errado, é um aprendizado.

Carvalho e Castelo disseram também que a equipe mantem-se atenta na busca por conhecimento e que as reuniões semanais entre os departamentos estratégicos reunem desde diretores até estagiários. "Todos participam nos comentários e, assim, as ideias surgem", disse Castelo. "Precisamos aprender o tempo todo quando algo sai errado, avaliamos com um resultado", completou Carvalho.

Outros exemplos apresentados foram os resultados da Black Friday de 2017. "Vendemos R$ 20 milhões nesse dia, cujo processo de vendas começou quatro meses antes. Foram 200 peças de mídia, muitos vídeos e descontos de 25%", explicou Carvalho.

Outro segmento apresentado foi o atendimento online pelo site. "Começamos cinco anos atrás com um estagiário. Hoje são cinco pessoas que fizeram, em 2017, cerca de 7 mil atendimentos por mês e que foram responsáveis em trazer um resultado de R$ 25 milhões", finalizou Castelo.

 

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News