Enquanto diversas empresas de turismo reformulam seus programas de fidelidade com camadas de pontos e benefícios, a Agoda aposta na simplicidade. Segundo Omri Morgenshtern, CEO da plataforma, o melhor programa de fidelidade ainda é oferecer preços baixos.
“Nosso entendimento é de que o melhor tipo de fidelização é o preço”, afirma Morgenshtern em entrevista ao Skift. Por isso, a empresa mantém seu programa em um formato básico, com descontos visíveis e sistema de níveis. “Como consumidor, muitos desses programas de fidelidade me confundem. Acreditamos em dois princípios: se consigo manter o usuário engajado e convencido de que temos o melhor preço do mercado, estou no caminho certo.”
A estratégia tem mostrado bons resultados, embora não seja simples de executar. Localizar os menores preços em larga escala, entre milhões de acomodações em dezenas de países, é um desafio operacional e financeiro considerável.
Tecnologia como aliada
A empresa investe há mais de uma década em IA (Inteligência Artificial) e machine learning para aprimorar a experiência do usuário. Mais recentemente, vem ampliando o uso dessas ferramentas para personalizar sugestões de viagem e se adaptar às necessidades de diferentes mercados locais.
Segundo Morgenshtern, o modelo das OTAs (online travel agencies) ainda tem muito espaço para crescer. Ele acredita que a combinação de tecnologia com personalização será o principal motor desse avanço. Por conta deste cenário, plataformas como o Google Hotels estão perdendo espaço para diversas OTAs, que estão ampliando suas apostas em IA.
(*) Crédito da foto: Divulgação