As semanas passam e a hotelaria avança o processo de reabertura, mostra o relatório Oferta de Disponibilidade Hoteleira. Produzido pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o levantamento mostra que 12% da oferta de quartos seguem fechados. Na comparação com o estudo anterior, houve redução de um ponto percentual. A pesquisa analisa a semana de 14 a 20 de setembro.

O Rio de Janeiro (30%) continua com o maior percentual de hotéis temporariamente paralisados entre as 12 principais praças avaliadas. No entanto, em relação ao estudo anterior, foi observada queda de 6 pontos percentuais. Na direção oposta, Recife, Porto Alegre e Florianópolis estão com toda oferta disponível. Já Campinas, Brasília e Manaus têm menos de 10% de suas UHs fechadas.

As regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste permanecem com o mesmo percentual de hotéis fechados da semana anterior, com 10%, 11% e 14%, respectivamente. Já o Nordeste e o Sul tiveram redução na mesma base de comparação, encerrando o período analisado com 9% e 11%, respectivamente. Entre as categorias, todas continuam com a mesma porcentagem: Econômico (14%); Midscale (16%); Upscale (11%) e Resorts (3%).

FOHB - estudo de disponibilidade_info

FOHB: perspectivas

Entre os hotéis fechados, outubro desponta como o mês de preferência para a reabertura, sendo citado por 30,4% dos entrevistados. Em relação à semana anterior, setembro e “sem previsão” apresentaram decréscimo nos percentuais, para 25,4% e 13,5%, respectivamente.

Chama atenção a opção “2021”, não existente no estudo passado e citada por 17% dos respondentes. Aparentemente, essa alternativa ajuda a explicar a queda de 12,5 pontos percentuais na resposta “sem previsão” de uma semana para a outra. Pode indicar também que alguns empresários estão vendo uma luz no fim do túnel.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News

(**) Crédito do info: FOHB