Em novo relatório, o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) atualizou os dados da oferta de disponibilidade hoteleira para a segunda semana de agosto. Segundo o levantamento, 42,8% dos empreendimentos que permanecem fechados têm previsão de reabertura para setembro, enquanto 28,2% devem retomar as atividades ainda este mês.

No estudo divulgado divulgado na primeira semana de agosto, o índice de empreendimentos sem previsão de reabertura era de 14,8%, número que subiu para 18,9%. Já a respeito dos hotéis em funcionamento, o indicador foi de 75% para 77%. Segundo o FOHB, 23% da oferta hoteleira ainda segue de portas fechadas.

Todas as regiões apontam queda em seus percentuais de hotéis fechados: Centro-Oeste 12%; Norte 22%; Nordeste 38%; Sul 21% e Sudeste 21%.Nas categorias,  o movimento é semelhante, também com declínio de empreendimentos paralisados: Econômico 21%; Midscale 20%; Upscale 25% e Resorts 34%.

FOHB - relatorio de oferta hoteleira - grafico

FOHB: mercados

Entre as principais 12 cidades pesquisadas, Salvador é a única com mais de 50% das UHs fechadas. O Rio de Janeiro saiu da última colocação e agora possui 54,34% de sua oferta operando. 

Campinas, Brasília, Vitória, Manaus, Recife e São Paulo ocupam as seis primeiras posições do ranking com mais de 80% dos quartos abertos. Destaque para a cidade do interior paulista, que lidera a lista com 91,91% das UHs em funcionamento. 

FOHB - relatorio de oferta hoteleira - grafico

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito dos infográficos: Divulgação/FOHB