Maior parque hoteleiro do Brasil, São Paulo ainda tem 42 mil
apartamentos disponíveis para o período da Copa
(foto: Filip Calixto)

Em pronunciamento feito ontem (20), o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), associação que reúne 26 redes hoteleiras atuantes no Brasil e representa 600 hotéis distribuídos pelo País, divulgou seu mais recente estudo apontando as taxas de ocupação nas 12 cidades-sede durante a Copa do Mundo 2014. Em seu relatório, a entidade confirmou a comercialização de mais de 300 mil diárias para o período em empreendimentos afiliados.

A amostra, que reuniu mais de 280 hotéis e 48 mil unidades habitacionais em todas as capitais onde ocorrerão os jogos, mostrou a cidade do Rio de Janeiro como líder no ranking de apatamentos ocupados para a época de competição com 88% de ocupação. Em seguida aparecem Natal e Recife, que empatam com 84%. 
 
No montante de vendas já efetivadas – considerando todas as devoluções de bloqueios – constata-se que a maior parte delas foram realizadas para os dias de jogos e para suas vésperas: 55%. 
 
Ainda conforme divulgado pelo estudo, as taxas de ocupação são maiores nas cidades com jogos mais atrativos e maior movimentação de torcedores estrangeiros. Na lista de partidas mais atraentes figuram disputas como Japão x Colômbia, em Cuiabá, com 99% de ocupação; Brasil x México, em Fortaleza (98%); Camarões x Brasil, em Brasília (96%); Estados Unidos x Portugal, em Manaus (93%); Quartas de final em Brasília (93%); além dos jogos das semifinais e finais, que também reúnem altas taxas de ocupação. 
 
Na relação de apartamentos ainda disponíveis, entre os hotéis associados à instituição, há vagas em todas as cidades-sede, sendo que São Paulo reúne a maior parte dessa disponibilidade. Na capital paulista são aproximadamente 42 mil apartamentos vazios, entre redes hoteleiras e hotéis independentes. Em território paulistano, esses números explicam-se pela grande oferta de quartos que o destino oferece, para efeito de comparação, o Rio de Janeiro – com praticamente 100% de ocupação – possui cerca de 22 mil apartamentos no total, a metade da capital paulista.

Serviço
www.fohb.com.br