Não houve mudanças sensíveis, na semana de 21 a 27 de setembro, nos números do relatório Oferta de Disponibilidade Hoteleira. Produzido pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o estudo aponta que 11% dos hotéis analisados estão fechados. Frente à semana anterior, houve queda de 1 ponto percentual, mas Rio de Janeiro (30%) e Salvador (23,8%) mantiveram percentuais estáveis.

Dessa forma, as duas praças continuam com o maior número de hotéis fechados no país. Ambas têm presença expressiva de hotéis independentes na oferta hoteleira. Dessa forma, é bom ressaltar, pode ser que os números do FOHB não traduzam fielmente a situação. Tanto o Rio de Janeiro, quanto Salvador, já foram alvo de reportagens do Hotelier News sobre o processo de retomada.

Nesta semana, o maior avanço foi observado em Curitiba. A capital paranaense reduziu o percentual de hotéis fechados em 3,6 pontos. Em São Paulo, na mesma base de comparação, houve queda de 0,82 pontos. Segundo dados do FOHB, atualmente apenas Porto Alegre, Florianópolis e Recife estão com 100% da oferta hoteleira disponível. Já Manaus, Brasília e Campinas têm menos de 10% dos empreendimentos sem operação.

FOHB: mês de preferência

Com setembro chegando ao fim, outubro (33,8%) se firma como mês de preferência para reabertura entre os hotéis entrevistados. Em relação à semana anterior, todas as demais opções sugeridas apresentaram alta. Vale destacar que “Sem previsão” e “2021” subiram mais de 2 pontos, o que deixa no ar incertezas sobre a reabertura desses respondentes.

Em relação às categorias, todas apresentaram pequena quedas em relação à semana anterior. Econômico (14% para 12%); Midscale (16 para 15%); Upscale (11% para 9%) e Resorts (3% para 2%).

FOHB - Oferta de Disponibilidade Hoteleira_21 a 27 set

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(*) Crédito do info: FOHB