Localizado em Campos do Jordão (SP), o Chateau La Villette chega aos 25 anos de operação no segmento de luxo. Presente em um destino competitivo e consolidado, em um segmento em constante mutação, a unidade busca se destacar com alguns diferenciais. Um deles é o restaurante Le Foyer, que completa duas décadas de atividade.
À reportagem do Hotelier News, Carlos Miranda, gerente de Hospedagem do Chateau La Villette, contou que as bodas de prata celebradas simbolizam maturidade e consistência do empreendimento em um mercado em constante transformação. “A hotelaria em Campos do Jordão é extremamente competitiva, e manter-se relevante por tanto tempo exige consistência, disciplina e um olhar atento às mudanças do mercado sem abrir mão da nossa essência”, afirmou.
Segundo ele, um dos diferenciais do Chateau está em manter a mesma filosofia de atendimento desde o início. Uma característica marcante, por exemplo, é a recepção de hóspedes como convidados da família, recomendação dos fundadores Luiz e Ana Maria Rozette. “Não buscamos apenas hóspedes, mas sim relações duradouras com pessoas que valorizam sofisticação, tradição e autenticidade”, complementou o executivo.

Resultados
De acordo com o gerente, o ano começou positivo, com desempenho sólido na alta temporada. A ocupação aos finais de semana foi considerada “plena”, nas palavras de Miranda, com a diária média que varia entre R$ 1,7 mil e R$ 2,5 mil. “O RevPar também cresceu em relação ao mesmo período no ano passado, especialmente pelo controle maior dos descontos e comissionamentos”, explicou.
Para os próximos meses, a estratégia do Chateau La Villette é manter o equilíbrio, tendo em vista a fase de “eficiência comercial” retratada por Miranda. “Menos desperdício e mais rentabilidade. Mesmo entrando na baixa temporada, estamos confiantes porque consolidamos nossa marca no mercado de casamentos e eventos”, acrescenta.
Gastronomia
Peça-chave da estratégia do Chateau La Villette, o restaurante Le Foyer nasceu em 2005 como extensão natural da meio de hospedagem. Contudo, de acordo com o gerente, o estabelecimento construiu uma identidade própria, trazendo a culinária franco-suíça com influência do terroir da Serra da Mantiqueira.
“O sentimento é de gratidão, já que o Le Foyer conquistou um espaço próprio. Ele é reconhecido pelo público e muito procurado pelos visitantes como um ponto de referência em alta gastronomia. Nós sempre respeitamos ingredientes, técnica e tradição, sem cair em modismos passageiros”, ressaltou Miranda.

Investimentos e modernização
Em meio às comemorações, o empreendimento segue investindo em melhorias estruturais e tecnológicas, com foco na longevidade do negócio. “Prefiro não falar em números exatos, mas posso dizer que os últimos investimentos foram consistentes e direcionados para manter o Chateau e o Le Foyer no patamar de excelência. Não foram feitos apenas para agora, mas visando sustentação para os próximos 25 anos”, salientou o executivo.
Entre as iniciativas recentes, estão a inauguração do Chalé Winter, com três novas suítes exclusivas, além da ampliação da adega e do cardápio do Le Foyer.
Futuro
O Chateau La Villette prepara ainda novas ações voltadas à personalização da estada. Segundo Miranda, ajustes serão feitos visando gerar experiências aos hóspedes, novos recursos tecnológicos em reservas e atendimento serão implementados e suítes são melhoradas.
Associado à Roteiros de Charme e integrante da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, o empreendimento aposta em evolução sem perder a essência. “Nós seguimos fiéis à tradição, mas atentos às expectativas do hóspede de luxo do clássico ao contemporâneo”, finaliza.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Chateau La Villette