A segunda edição do Encontro de Gente Hoteleira, aberta esta manhã (3), retoma a discussão sobre um dos maiores problemas da hotelaria atual: gestão de pessoas. Promovido pelo Hotelier News e HotelConsult, o evento realizado no InterContinental São Paulo traz uma série de palestras e painéis com temas alinhados ao debate de mão de obra no segmento.

Nesta edição, a programação conta com a participação de executivos de fora do meio hoteleiro para trazer reflexôes mais abrangentes, com perspectivas de outros mercados que podem somar com as dinâmicas dos hotéis. “Com o alto turnover, vejo muitos hotéis e redes hoteleiras investindo forte em treinamentos, além de ações de desenvolvimento e retenção. É hora de repensar benefícios, passando a olhar fora da caixa”, disse Lucila Quintino, CEO da HotelConsult.

Para enriquecer os debates, o evento tem uma parceira fundamental com a Les Roches, instituição baseada no modelo suíço de aprendizagem experiencial, que oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de hotelaria, turismo e gestão de eventos.

Um dos parceiros do evento, o Grupo R1 Audiovisual mostrou como a cenografia sustentável, com zero aterro, consegue reutilizar materiais a fim de colaborar com um ambiente mais saudável para o mercado. Andréia Chiarato, representante da empresa, ressaltou que, diante das tragédias enfrentadas no Rio Grande do Sul, é importante que os hotéis adotem pautas ESG nos seus projetos internos e externos.

Tecnologia no mercado hoteleiro

Gente Hoteleira - palestra 1

Vanessa destaca o fator humano

Abrindo o evento, a palestra Transformação Digital e a Inteligência Artificial: tendências e gestão de pessoas contou com a participação de Vanessa Tognioli, diretora de Recursos Humanos da CI&T Inovação. Em um universo de competição acelerada, com altas expectativas dos clientes e avanços tecnológicos, a executiva apontou que essa mudança do mundo atual exige inovações bem elaboradas e pensadas na sustentabilidade e na responsabilidade social.

A adoção da IA no mercado hoteleiro é uma realidade e precisa ser pensada pelos gestores de hotéis. Em um ambiente de alta competitividade, os clientes esperam uma constante inovação alinhada a um posicionamento de sustentabilidade e responsabilidade social.

Vanessa ressaltou que a consideração pelo colaborador como pessoa é importante para utilizar a tecnologia como ferramenta colaborativa para a gestão de pessoas. “Precisamos pensar no colaborador como pessoa, que tem desejos e particularidades. Oferecer oportunidades de crescimento para o funcionário é também uma forma de trazer mais identificação com a empresa”.

Para aproveitar essas ferramentas tecnológicas, é preciso, segundo a diretora, dar letramento para que os colaboradores possam se desenvolver no aspecto educacional. O E-learning é uma delas, que permite que o funcionário tenha acesso a aulas e materiais didáticos disponíveis a qualquer momento para aprimorar seus estudos. Além disso, um plano de carreira personalizado também pode ser um projeto pensado pela organização, de forma que as habilidades particulares de cada funcionário seja desenvolvido e, assim, seja aproveitado o melhor de cada colaborador.

O 2º Encontro de Gente Hoteleira é uma realização do Hotelier News e HotelConsult, em parceria com Grupo R1 Audiovisual, Anserve, Mosqitter, Reprotel, ExamContabil e Realgems.

(*) Crédito das fotos: Hotelier News