gjpNova tecnologia será instalada primeiro em hotéis de aeroporto

A GJP Hotels & Resorts anunciou uma grande novidade. A rede será a primeira a utilizar totens de autoatendimento para check-in e check-out com tecnologia de reconhecimento facial. A iniciativa faz parte do processo de transformação digital da companhia.

Os equipamentos já estão em funcionamento no Prodigy Santos Dumont, maior hotel da rede, localizado no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). O empreendimento foi escolhido como base do projeto pelo alto fluxo de hóspedes ao longo da semana. Após a instalação,o hotel já experiência eliminação de filas na recepção, especialmente em horários de alta demanda.

“É um projeto inédito na hotelaria. Reunimos o que há de mais moderno em tecnologia trazendo alguns tipos inéditos de inovação, como a solução de reconhecimento facial, plataforma de integração (API), leitura OCR de documentos, além da assinatura digital e energização automática das chaves, um combo que permite que o processo seja realizado integralmente pelo hóspede”, comemora Matheus Henrique Garcia, CIO (Chief Information Officer) da GJP Hotels & Resorts.

Foram apenas seis meses para o desenvolvimento, instalação de protótipos, ajustes, camadas de integração, testes locais e lançamento oficial. No total, foram quatro empresas envolvidas no projeto final. Integrando as start ups You Check.in e Digibee com a tradição de empresas do setor como Dormakaba e Faitec.

A GJP pretende utilizar a nova tecnologia nos hotéis de aeroportos e, em seguida, em outras unidades da rede em todo o Brasil.

GJP Hotels & Resorts: como funciona

Segundo Garcia, o processo é ágil e 100% digital. O objetivo da inovação é trazer autonomia ao hóspede, evitando burocracias exigidas durante o processo habitual de check-in/out. 

“O cliente faz o primeiro acesso ao sistema no totem, que captura automaticamente a face do hóspede. O rosto é armazenado em nosso banco de dados e passa ser a chave de validação e identificação dos dados para a continuidade da reserva, tudo de forma automática e através de uma plataforma de integração (API) que busca automaticamente as informações da reserva.”

O novo produto também possibilita a realização do pré check-in através de link enviado ao hóspede no dia anterior à sua chegada ao hotel. Com esse feature, o check-in pode chegar a ser realizado em apenas 40 segundos.

“Através de algoritmos inteligentes, a solução escolhe automaticamente o apartamento, sempre de acordo com a categoria reservada. O hóspede sai com a chave do apartamento em mãos sem precisar passar pela recepção física do hotel, liberando o capital humano para ações mais estratégicas, de qualidade e planejamento da recepção. No check-out é a mesma coisa, tudo feito de forma automática, a fatura de consumo é debitada diretamente no cartão de crédito atrelado à reserva ou a outro à escolha do cliente”, completa Garcia. 

(*) Crédito das fotos: Divulgação GJP