GlobalDataPandemia é oportunidade de investimentos para grandes players

O setor do turismo segue como um dos mais afetados pela crise do coronavírus. Com a paralisação das operações em diversos pilares do setor, empresas já estimam as perdas. Após realizar pesquisa sobre hábitos de consumo para o período pós pandemia, a GlobalData analisou o cenário de negócios no segmento pós-Covid-19. 

Dentre as conclusões, a pesquisa aponta que muitas empresas hoteleiras menores não têm escolha a não ser somar-se à outras maiores para sobreviver. Ralph Hollister, analista de viagens e turismo da GlobalData, analisa o cenário:  “O número de negócios anunciados de fusões e aquisições (M&A) diminuiu globalmente de 2.349 em fevereiro de 2020 para 1.984 em março de 2020, enquanto o valor do negócio diminuiu de US $ 151,2 bilhões para US $ 129,9 bilhões". Essa tendência global é replicada no setor de turismo e, mais especificamente, na indústria hoteleira. No entanto, é provável que a atividade de fusões e aquisições aumente à medida que fornecedores menores são esquecidos".

GlobalData: previsões

O analista ainda discorre sobre o impacto no setor, que com mudanças significativas nas "nas receitas e taxas de ocupação de hotéis quase certamente apresentam oportunidades de investimento para os principais players à medida que a pandemia avança e, definitivamente, quando acaba".

Outro ponto é a batalha das grandes empresas por receita, conforme as atividades retornem, ainda que de forma lenta. "As empresas hoteleiras menores não terão escolha a não ser ouvir ofertas de seus concorrentes maiores, já que as reservas de caixa se esgotam a um ritmo impressionante", prevê Hollister.

Também será vantagem para as grandes empresas, ainda segundo o analista, o fator de segurança.  “No curto prazo, os viajantes seguirão inicialmente o que sabem melhor, provavelmente se tornarão mais sensíveis a fatores como higiene e desejam familiaridade. Marcas maiores provavelmente convencerão os consumidores de que podem oferecer isso em hotéis independentes.

E dentre os maiores problemas enfrentados pelas pequenas marcas do setor há ainda o fator econômico "que surgem em uma desaceleração econômica substancial é que os principais players geralmente acabam se beneficiando, enquanto os menores com menos participação de mercado e dinheiro são consumidos ou se tornam falidos".

(*) Crédito da foto: marcosbjork/Unsplah