globaliaCEO da Globalia em encontro com Bolsonaro e ministro do Turismo

O conglomerado turístico espanhol Globalia recebeu a outorga da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar como empresa de transporte aéreo de passageiros no Brasil. Cúpula da companhia, dona da Air Europa, se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, responsável pela articulação da vinda da empresa para o Brasil. Isso torna a Globalia a primeira aérea com capital 100% estrangeiro a operar no país desde a aprovação no Senado. A matéria aguarda a sanção do presidente.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) por Javier Hidalgo, CEO da empresa, durante encontro com Bolsonaro e Antônio. A companhia espanhola também demonstrou expectativa desenvolver no país o modelo de gestão hoteleira já aplicado na Europa e no Caribe. 

Na ocasião, Hidalgo agradeceu ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por esta "oportunidade histórica". E se comprometeu em contribuir para a criação de emprego e ajudar no aumento de turistas estrangeiros no Brasil. A meta da pasta é dobrar o fluxo anual, chegando a 12 milhões frente aos atuais 6,6 milhões.  

“As notícias trazidas pelos representantes da Globalia nos deixam extremamente confiantes de que estamos no caminho certo para fazer do turismo a mola propulsora da economia do nosso país. A entrada de uma nova empresa no nosso mercado permitirá redução dos custos das passagens aéreas e beneficiará os cidadãos brasileiros que desejam viajar. Este é apenas o primeiro passo, vamos em busca de outros competidores”, afirmou o ministro do Turismo. 

Globalia: a empresa

Hidalgo também apresentou a intenção de investir no setor hoteleiro do país. Em colaboração com a OMT (Organização Mundial do Turismo), a Globalia criou o primeiro hub global de inovação no turismo. A Wakalua Hub, plataforma que gera interação entre os setores públicos, privado, empreendedores e investidores. Com o intuito de identificar novas empresas que irão liderar a transformação do setor turístico no mundo.

Neste momento, a Wakalua está trabalhando junto à equipe técnica do Ministério de Turismo brasileiro e da OMT. A parceria está desenvolvendo programa de grande impacto para o empreendedor turística, que deve ser anunciado em breve. 

A Globalia é o primeiro grupo turístico espanhol integrado, que atingiu faturamento de € 3,8 bilhões em 2018. Está presente em mais de 20 países e conta com 15 mil colaboradores. Além disso, também possui uma série de companhias independentes, como a Air Europa (aérea), a Travelplan (operadora), e a Be Live (hotéis). 

(*) Crédito das fotos: Divulgação/ Globalia