O Google vem promovendo uma série de mudanças que impactam diretamente a forma como os hotéis divulgam suas acomodações no buscador. Após retroceder na decisão de eliminar cookies de terceiros em sua navegação, a gigante de tecnologia passa a permitir que os empreendimentos exibam suas tarifas, imagens e avaliações em tempo real em anúncios de pesquisa, com o objetivo de elevar o desempenho das propagandas pagas.

Segundo informado pelo Skift, os usuários iniciais dos anúncios de “dados enriquecidos” observaram um aumento de até 20% nas taxas de cliques, com potencial de expansão para outros setores de viagens. O novo formato pode enfrentar concorrência dos links de reserva de hotéis gratuitos existentes no Google, que muitos utilizam atualmente.

O Google há muito tempo permite que hotéis comprem anúncios no topo de seus resultados de pesquisa. No entanto, esses anúncios pagos só compartilham informações genéricas e estáticas sobre uma propriedade. O buscador disse que mudou isso ao permitir que os empreendimentos adicionem “dados ricos” — como tarifas em tempo real, imagens e classificações de estrelas de avaliações de usuários.

Os hotéis são os primeiros a usar os novos anúncios de “dados ricos” do Google em seus resultados de busca. Mas a empresa disse que está testando se pode expandir esse formato de anúncio para empresas de aluguel de carros, passeios e atividades, e operadores de eventos ao vivo.

Tornando os anúncios mais dinâmicos

A mudança do Google afeta os chamados Search Ads, ou os anúncios que um usuário vê ao digitar um termo de busca como “hotéis no destino X” ou as chamadas palavras-chave, como o nome da marca de um hotel e um local. Eles são descritos como “anúncios” ou “listagens patrocinadas” nos resultados de busca.

O anúncio de pesquisa tradicional não tem preço, imagens ou avaliações. O Skift não conseguiu encontrar um exemplo de um hotel usando o novo formato do Google. No entanto, o buscador ilustrou como será quando um empreendimento aprimorar suas campanhas de busca existentes com preços em tempo real, imagens e outros detalhes relevantes.

Não está claro se a nova ferramenta do Google, chamada Travel Feeds for Search Ads, incentivará diretamente muitos hoteleiros a utilizarem esses anúncios baseados em pesquisa. Alguns participantes do setor esperam pelo menos alguma aceitação.

“Mostrar preço e datas em anúncios é um grande negócio quando se trata de cliques e conversão”, disse Martin Soler, consultor de Marketing de hotéis sediado em Paris. “As informações serão melhores para os viajantes, permitindo que eles evitem ter que clicar e inserir datas antes de saber se algum hotel está dentro do seu orçamento. Então, os viajantes têm mais probabilidade de se envolver com os anúncios.”

Alguns hoteleiros podem achar que já aparecem nos resultados de pesquisa do Google com links orgânicos, motivados em parte pelos esforços de otimização de mecanismos de busca e em parte por aparecerem gratuitamente de outras maneiras no buscador.

No início de 2022, o Google habilitou links gratuitos de reserva de hotéis via Google.com e Google Maps, conforme relatado pelo Skift. Esses links gratuitos aparecem no Google Hotel Ads, que normalmente é um widget que mostra informações proeminentes sobre um empreendimento e oferece links para vários provedores para reserva de quartos.

(*) Crédito da foto: Pixabay