sexta-feira, 5/setembro
InícioNEGÓCIOSDigitalGoogle testa anúncios de viagens em buscas com IA

Google testa anúncios de viagens em buscas com IA

Em mais um aceno à indústria turística, o Google deu início a uma nova fase de testes com anúncios em ferramentas de busca baseadas em IA (inteligência artificial). Pela primeira vez, a empresa está permitindo que plataformas de startups exibam links patrocinados em experiências geradas pelo modelo de linguagem — incluindo, especificamente, anúncios de viagens. As informações são do Skift.

Segundo a Bloomberg, mecanismos de busca desenvolvidos por startups agora podem integrar o programa de publicidade do Google e monetizar os resultados apresentados por seus chatbots. Um exemplo prático é o da iAsk, que exibe anúncios de empresas do setor ao ser questionada sobre destinos turísticos.

O Skift testou a IA com consultas sobre viagens a Nova York. A ferramenta, por sua vez, apresentou resultados patrocinados de marcas como Tripadvisor, Kayak, além de citar outros sites especializados em reservas.

IA e publicidade

A novidade representa um movimento estratégico do Google para manter sua posição no mercado da publicidade digital, tendo em vista o avanço das tecnologias de IA generativa. Atualmente, a empresa fatura bilhões anualmente com anúncios de players como Expedia Grouo e Booking Holdings. No entanto, o formato tradicional de links patrocinados em páginas de busca enfrenta incertezas com a popularidade de chatbots e plataformas conversacionais em ascensão.

O programa em teste da companhia utiliza o AdSense para pesquisa, serviço que historicamente permite a exibição de anúncios em mecanismos de busca incorporados a sites. Agora, o modelo está sendo estendido a experiências de IA. De acordo com o Google, a expansão ocorreu no início de 2025, após uma fase-piloto.

Regulamentação

A movimentação do Google acontece em meio a um cenário de pressão regulatória. Recentemente, um juiz federal nos Estados Unidos concluiu que a empresa cometeu práticas anticompetitivas no mercado de publicidade online.

Como desdobramento, o Departamento de Justiça propôs que a gigante de tecnologia vendesse dois de seus produtos voltados a anúncios. Segundo executivos do turismo global, isso pode abrir novas oportunidades de mercado.

(*) Crédito da foto: Freepik