Google traz insights sobre o futuro das viagens até 2040
5 de novembro de 2024Como serão as viagens nas próximas décadas? Olhando para o futuro, 2040 não parece estar muito longe, porém distante o suficiente para muitas revoluções no setor. A plataforma Think With Google vem explorando o tema, com previsões de tendências e insights sobre as transformações do turismo.
Para a gigante do Vale do Silício, a tecnologia desempenhará um papel significativo na transformação da indústria de viagens. Uma tendência importante é usar RV (realidade virtual) para melhorar a experiência do cliente. A RV pode permitir que os turistas visitem virtualmente os destinos antes de reservar suas viagens, oferecendo um novo nível de personalização e conveniência.
A IA (Inteligência Artificial) é outra tecnologia prevista para revolucionar a indústria de viagens. A ferramenta pode analisar grandes quantidades de dados e fornecer recomendações personalizadas com base nas preferências individuais. Isso permitiria que os viajantes planejassem suas viagens de forma mais eficiente, economizando tempo e esforço.
Viagens sustentáveis e turismo responsável
Além das inovações tecnológicas, o Google prevê que as viagens sustentáveis se tornarão cada vez mais importantes até 2040. À medida que a conscientização sobre as mudanças climáticas aumenta, espera-se que os viajantes priorizem escolhas ecológicas, como opções de transporte de baixo carbono ou acomodações que sigam práticas sustentáveis.
O conceito de “turismo responsável” também ganhará destaque. Isso envolve turistas tomando decisões conscientes sobre seu impacto nas comunidades e ambientes locais. Por exemplo, eles podem visitar destinos menos populares durante as temporadas de baixa temporada para ajudar a distribuir o tráfego turístico de forma mais uniforme ao longo do ano.
O futuro também mudará para viagens mais experienciais em vez de passeios turísticos tradicionais. Os viajantes provavelmente buscarão experiências únicas que lhes permitam se conectar com as culturas locais em um nível mais profundo.
Mercados emissores
Uma pesquisa do Google e da Deloitte prevê um aumento impressionante de 60% em viajantes internacionais até 2040. De acordo com o levantamento, esse número deve disparar, chegando a quase 2,4 bilhões de turistas.
O cenário de viagens de 2040 verá novos mercados de origem principais ganharem destaque. Índia, China e os EUA serão os mercados de crescimento mais rápido.
Espera-se que os viajantes indianos, em particular, aumentem em cinco vezes até 2040, impulsionados pelo aumento da posse de passaportes e políticas de visto facilitadas.
O cenário de viagens de 2040 não é moldado apenas por onde os viajantes vêm, mas também por para onde eles estão indo. A Espanha deve ultrapassar a França como o país mais visitado do mundo — embora seja uma disputa acirrada entre os dois mercados — e o recém-chegado México deve entrar no top 5 dos destinos mais populares.
Com o surgimento de novos mercados de origem, podemos dividir o viajante do futuro em duas categorias distintas: emergentes e maduros. Curiosamente, os viajantes emergentes gravitam mais em direção a destinos maduros, enquanto os viajantes maduros são cada vez mais atraídos por locais fora do comum.
“Os viajantes emergentes — como os da Índia — inicialmente buscarão mercados que sejam destinos de viagem estabelecidos e próximos de casa”, explica Patricia Ruiz Ramos, gerente sênior de Consultoria Estratégica da Deloitte. “É por isso que os países vizinhos verão o impacto dos viajantes emergentes primeiro. Locais mais distantes, como os da Europa, notarão os efeitos à medida que o poder de compra desses viajantes aumentar.”
A pesquisa também revela que ambos os tipos de viajantes serão altamente informados e conduzirão pesquisas extensas antes de suas viagens. Eles não estão simplesmente reservando; eles estão buscando confiança e segurança em suas decisões.
(*) Crédito da capa: Freepik
(**) Crédito das imagens: Google